Desenvolvido em Campina Grande, jogo 'Xilo' está entre selecionados para festival no Rio de Janeiro


O game ‘Xilo’, desenvolvido em Campina Grande sob o comando do professor Rodrigo Motta, acaba de ser selecionado para participar da terceira edição do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), que acontece no Rio de Janeiro, de 26 de março a 28 de abril deste ano. O evento apresentará novos jogos eletrônicos feitos por desenvolvedores brasileiros e estrangeiros para várias plataformas.

Entre os outros jogos que ganharão destaque no evento está o belíssimo ‘Journey’, apontado como um dos melhores games de 2012 para Playstation 3. A exposição também inclui instalações interativas e animações. Em sua terceira edição, o FILE vai brincar com uma expressão tradicional do encerramento dos jogos, “game over”, para simbolizar o que pode ser um novo começo.

O jogo ‘Xilo’ é uma homenagem a cultura e folclore do Nordeste brasileiro, inspirado na xilografia, literatura de cordel e no baião. Com história e direção de arte do professor Rodrigo Motta e desenvolvimento dos alunos Diego Galiza, José Trigueiro e André Torres, conta a divertida e emocionante história do sertanejo Biliu, que para salvar sua família de uma grave doença precisa recolher partes das xilogravuras sagradas, enfrentando desafios e lendas brasileiras, como a Mula-sem-cabeça, o Curupira, Boitatá, entre outras. Trata-se de um jogo de ação 2D, que se destaca pela sua estética, inspirada em xilogravuras, assim como o uso de rimas de cordel para contar a história, tudo embalado pela trilha sonora da banda Cabruêra.

No 10° Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), ‘Xilo’ foi eleito pelo júri popular (desenvolvedores e pesquisadores) como o melhor game apresentado. O jogo vencedor da categoria PC, entre os 29 concorrentes. No júri técnico, o game Xilo foi eleito nas categorias melhor trilha e melhores efeito sonoros.

Com informações da assessoria do Cesed.
(Atualizado em 14/03/13)
Leia mais sobre: × × ×