Confira a programação com sete espetáculos em comemoração ao Dia Internacional do Teatro


Durante toda a semana, acontece em Campina Grande uma série de eventos alusivos ao Dia Internacional do Teatro, comemorado em 27 de março. A programação é realizada pelo Governo do Estado/Fundação Espaço Cultural, Prefeitura Municipal de Campina / Secretaria de Cultura/Teatro Municipal Severino Cabral, Serviço Social do Comércio (SESC) e pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A programação teve início nesta segunda-feira, dia 25, às 10h com o espetáculo “Zé Lins - O Pássaro Poeta”, no Teatro Municipal Severino Cabral. O espetáculo foi apresentado também às 16h. Às 20h o público pode conferir “A Última Estação” no Cine Teatro do Sesc Centro.

No dia 26, também há opções nos três turnos. Às 09h e 15h tem “Rochel e os Rubis Desaparecidos” no Teatro Municipal Severino Cabral, e às 20h será apresentado no Cine Teatro do Sesc Centro o espetáculo “O Deus da Fortuna”.

Já no dia 27, data em que se comemora o Dia Internacional do Teatro, dia de festa e cultura quem ganha é o público. Às 21h, estará em cena o espetáculo “Efemérico” e às 23h o “Boca de Rua”, ambos no Teatro Municipal Severino Cabral. Dia 28, encerrando a programação, será encenado o espetáculo “aH-Mar”, às 20h, no Cine Teatro do Sesc Centro.

Mesa Redonda 
Na programação festiva haverá uma mesa redonda sobre “Os Desafios e Perspectivas do Movimento Teatral Campinense”, com a participação de Álvaro Fernandes, Aluízio Guimarães e Saulo Pereira. A mediação ficará por conta das instituições realizadoras do evento. A mesa redonda será dia 27, às 17h, no Mini Teatro Paulo Pontes.

Nova biblioteca
A partir do dia 27, começa a funcionar no Severino Cabral uma biblioteca com cerca de mil volumes, com obras sobre Teatro, Dança, Música, Literatura, entre outras. No espaço também ficará disponível ao público um computador com acesso a internet para pesquisa na área artístico cultural. A inauguração da Biblioteca do Teatro Municipal Severino Cabral será às 19h.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Confira detalhes de cada espetáculo da programação:

DIA 25 - Segunda-feira

10h e 16h
Espetáculo “Zé Lins - O Pássaro Poeta
Texto e Direção: Valeska Picado
Baseado na obra “O menino que virou escritor”, de Ana Maria Machado
Companhia Engenho Imaginário
Procedência: João Pessoa – PB
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Sinopse:
O grupo de Teatro Engenho Imaginário apresenta “Zé Lins - O Pássaro Poeta”, espetáculo teatral infanto-juvenil, baseado na obra de Ana Maria Machado ('O menino que virou escritor'), Texto e Direção de Valeska Picado. Com muito humor, música e emoção, o grupo conta a história da vida do grande escritor regionalista brasileiro: José Lins do Rego.
Em cena, os atores e arte educadores David Muniz e Naná Vianna cantam e contam a história, com ajuda de bonecos manipulados por Valeska Picado, coreografia de Itamira Barbosa e trilha sonora do maestro Carlos Anísio.

20h 
Espetáculo “A Última Estação
Direção, Cenário e Figurinos: Chico Oliveira
Texto: Álvaro Fernandes
Cia do Rosário e Grupo Renascer
Procedência: Campina Grande-PB
Local: Cine Teatro do Sesc
Sinopse:
O espetáculo tem início com o personagem Tairon chegando a uma estação de trem a fim de pegar sua condução para chegar em casa. Na estação, Tairon encontra Renan, um sujeito que não lhe dá muita atenção e que a todo o momento realiza trabalhos de limpeza no ambiente. Posteriormente, aparece Lanif, um homem ressentido que teve a família assassinada. Tairon, a cada minuto que passa, vai ficando mais aflito com o trem que não chega.
Elenco: Júlio César Rolim (Tairon), Luciano Edgley (Renan), Napoleão Gutemberg (Lanif), Claudivan Barbosa (Lucius), Chico Oliveira (Alan).

DIA 26 - Terça-feira

09h e 15h
Espetáculo infantil “Rochel e os Rubis Desaparecidos
Texto: Álvaro Fernandes
Direção: Nelson Alexandre
O Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas
Procedência: João Pessoa – PB
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Sinopse
Bárbara Lua e Beatriz Céu e Rei Urano farão de tudo para encontrar os rubis desaparecidos e trazê-los de volta para o Templo dos Segredos. A força energética, contida em cada pedra, protege o universo dos moradores este imenso planeta, sem eles as chamas da sabedoria, do conhecimento e da verdade, nossa humanidade ficará cega, sem rumo, pois a sabedoria leva o conhecimento e o conhecimento à verdade.
Elenco: Luciana Oliveira, Katheryne Menezes, Marcio Bacellar, Miguel Santos e Sérgio Nazza;

20h
Espetáculo “O Deus da Fortuna
Texto: Marcio Marciano – Criado em processo colaborativo com os atores do Gupo
Direção: Márcio Marciano
Coletivo de Teatro Alfenim
Procedência: João Pessoa – PB
Local: Cine Teatro do Sesc
Sinopse
Narra à história de um proprietário de terras na longínqua China Imperial. Afundado em dívidas em virtude da crise da produção do arroz e da seda, o Senhor Wang, manda erguer um altar em honra de Zao Gong Ming, o Deus da Fortuna, com a intenção de se salvar da falência. Porém as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida.
Elenco: Adriano Cabral, Cecília Retamoza, Daniel Araújo, Lara Torrezan, Mayra Ferreira,Nuriey Castro, Paula Coelho, Verônica Sousa e Vitor Blam.

DIA 27 - Quarta-feira

21h
Espetáculo “Efemérico
Texto e Direção: Eliézer Rolim
Cia Siríus de Teatro
Procedência: João Pessoa –PB
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Sinopse:
Jorge Nathan foi ator na sua juventude e um dia andando pelo centro da cidade de João Pessoa entra no Teatro Santa Roza escapando de uma forte chuva. Ao entrar encontra dois funcionários que o avisam que o teatro está fechado para reforma. Nathan consegue convencê-los a visitar e se perde entre as cochias, entrando em outra dimensão onde o sonho, a vida e a morte se encontram num mesmo palco com fantasmas, marionetes e lembranças, compondo um tempo distante e histórico do ano de 1900, quando o mágico Jau Balabrega e seu assistente Lui Bartelle tiveram seus corpos estraçalhados por uma explosão no palco do Santa Roza.
Elenco: Edson Sousa, Érica Maria, Celsa Monteiro, Crizelide Barros, Dadá Venceslau, Guido Alexandre, Natalia Sá e Walmar Pessoa.

23h
Espetáculo “Boca da Rua
Texto: Emilson Formiga
Direção: Antônio Nunes
Cia Fátima Ribeiro
Procedência: Campina Grande – PB
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Sinopse:
O espetáculo “Boca da Rua"  relata a história de uma professora chamada Anália de comportamento pacato, responsável, que se viu vítima da vizinhança por descobrirem sua aventura com um enteado. Daí pra frente, teve uma mudança comportamental, onde, para se vingar, passava toda a noite acordada vigiando tudo que acontecia na rua para no outro dia espalhar por toda vizinhança. Zefa que era a única pessoa de sua confiança, tornou-se para Anália sua principal vitima.
Elenco: Fátima Ribeiro

DIA 28 - Quinta-feira

20h 
Espetáculo “aH-Mar
Direção: Duílio Cunha
Dramaturgismo: Diógenes Maciel
Cia. do Rosário e o PINEL – Núcleo de Pesquisa e Experimentação Teatral
Procedência: Campina Grande – PB
Local: Cine Teatro do Sesc
Sinopse:
Em aH-Mar temos o embate entre dois universos distintos, dois pontos de vista para um mesmo ato, duas formas de amar tendo o mar como intermédio e principal testemunha dos muitos planos que cercam essa narrativa cênica. O amor ao Estado e o amor à família. O Coletivo e o Indivíduo. Homem e Mulher. A rainha que espera pela volta do marido vitorioso de guerra, na tentativa de vingar a perda da filha sacrificada. aH-Mar, faz uma leitura da Tragédia Grega Agamêmnon, de Ésquilo.
Elenco: Chico Oliveira - Interpretando Agamêmnon, Ivan D'Paula - Interpretando Egisto, Amante de Clitemnestra e Arauto, Sandra Belê - Interpretando Cassandra, Tânia - Interpretando Clitemnestra.

(Atualizado em 25/03/13)