Bispo de Campina fala sobre o Papa Francisco, com quem se encontrou em Buenos Aires


O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Manuel Delson Pedreira, já participou de um evento com o Papa Francisco. O bispo contou que a notícia da eleição do novo papa causou grande impacto, porque além de ser um latino-americano, o novo chefe da Igreja Católica é um homem simples. “Eu tive a oportunidade de conhecê-lo em Buenos Aires, no Encontro com os Capuchinhos, participamos de um almoço, e ele, terminado o almoço, ao voltar para casa, os frades foram tirar o carro da garagem para levá-lo e ele recusou, dizendo: - Eu prefiro ir de ônibus, gosto de estar no meio do povo”, contou.

Ele manifestou na manhã de ontem, durante uma entrevista coletiva realizada na Diocese, a sua crença de que o cardeal argentino Jorge Mário Bergoglio, escolhido como novo Papa, venha a reforçar a opção preferencial da Igreja Católica pelos mais pobres. “A opção pelos pobres nunca deixou de existir na Igreja Católica. Desde as Conferências de Puebla (no México) e de Aparecida, no Brasil, os bispos da América Latina confirmaram esta opção”, declarou o religioso, ao se reportar sobre a eleição do Papa Francisco.

Essa opção pelos mais pobres, segundo o Bispo de Campina Grande, sempre foi uma preocupação da Igreja Católica e se manifesta através da ação social da instituição. No caso do Papa Francisco, o primeiro latino-americano a assumir o comando da Igreja, a expectativa do prelado campinense é a de que haja um reforço das ações evangelizadoras e pela inclusão dos mais humildes na sociedade. “Se o Papa tem essa sensibilidade ele vai motivar, vai incrementar e reforçar e ai a Igreja pode realmente crescer e abrir espaço para novas ações evangelizadoras e de inclusão dos pobres nas comunidades cristãs e possibilidades para o crescimento dos pobres como seres humanos, com participação na sociedade, num mundo de Justiça”, falou o Bispo de Campina Grande.

Com informações de Francisco José (Jornal Correio da Paraíba).
(Atualizado em 15/03/2013)
Leia mais sobre: ×