Museu de Arte Popular da Paraíba, localizado em Campina, deverá ser aberto à visitação em março



O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) deverá ser aberto à visitação pública a partir de março deste ano. A informação é do reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Rangel Júnior. Inaugurado em dezembro de 2012, o local abrigará acervos com peças que remetem à história do povo paraibano. O prédio contemporâneo foi a última assinatura finalizada em vida pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O reitor informou que o local ainda precisa receber o mobiliário. “Está dependendo da chegada e montagem de mobiliário, da instalação de equipamentos. Devemos ter pelo menos 90 dias para que tudo possa funcionar normalmente”, disse. Rangel também anunciou que a UEPB ficará com o acervo do ‘Museu Fonográfico de Luiz Gonzaga’, que fechou as portas ontem. Ele não descartou a hipótese do material ser utilizado em alguma das exposições temporárias que serão exibidas no MAPP em 2013.

Construído sobre o espelho d’água do Açude Velho, principal cartão postal de Campina Grande, o MAPP, ou ‘Museu dos Três Pandeiros’, como ficou conhecido, contará com um acervo permanente.

Detalhes – Ocupando 972 metros quadrados de área construída, o espaço vai acolher trabalhos dos mais talentosos artistas genuinamente paraibanos, como Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Elba Ramalho, entre outros. A proposta inicial é de que cada uma das três estruturas circulares ao qual a obra se engloba remeta a um determinado gênero artístico.

Foto: Rawide Hícaro

Atualizado em - (03/01/2013)
Leia mais sobre: ×