Futebol | Jornalista comenta estreia da Raposa na 'Copa Nordeste' e a atuação dos times paraibanos


O Campinense não fez uma má estreia na Copa do Nordeste. O rubro-negro demonstrou poder de reação, ao se reabilitar no marcador em duas oportunidades, e equilíbrio emocional ao empatar contra o Feirense (BA) pelo placar de 2 a 2, sábado, no Estádio Jóia da Princesa. Apesar de sair de campo com a certeza de que a equipe poderia voltar à Campina Grande com três pontos na bagagem, o time de Oliveira Canindé está no caminho certo.

O grupo está em plena evolução. Primeiro a equipe perdeu para o Central de Caruaru, fora de casa, jogando melhor em partida amistosa. Agora, a Raposa consegue empatar em uma estreia complicada, depois de ficar duas vezes atrás no marcador e sofrer um choque emocional ao ver o time adversário obter vantagem logo após ter o seu goleiro expulso.

A exceção do Vitória, atual campeão, nenhuma outra equipe considerada favorita conseguiu vencer fora na primeira rodada, ou melhor, ninguém venceu. Os tropeços mais surpreendentes foram os dos gigantes Sport e Fortaleza, do Grupo B. O Tricolor do Pici foi goleado pelo Confiança, 3 a 0; E o rubro-negro pernambucano arrancou um empate nos últimos minutos do segundo tempo diante do Sousa no Marizão. O Asa não conseguiu superar o Salgueiro em Pernambuco, pelo Grupo C e o CRB não chegou ao gol contra o Santa no Arruda e perdeu por 1 a 0.

Futuro
Para a sequência na competição, o grande desafio de Canindé é dar mais poder ofensivo ao time enquanto Selmir estiver no banco de reservas ou garantir a regularidade ofensiva da equipe caso ele entre de primeira. Além disso, garantir boas jogadas defensivas nas investidas adversárias será fundamental para que a equipe obtenha sua primeira vitória na competição, quarta-feira no Amigão, contra o Santa.

Nada de novo...
Enquanto isso no Campeonato Paraibano, Botafogo e Treze continuam somando pontos e se distanciado dos seus adversários. Jogando fora de casa, as duas equipes venceram e se isolaram na ponta de cima da tabela. O Botafogo com 13 pontos e o Galo com 12. O Atlético de Cajazeiras, terceiro colocado, chegou aos oito pontos depois de golear o goleador CSP.

Jogando em Itaporanga contra o Cruzeiro, onde o Treze também venceu e mesmo assim saiu de campo criticado, o Belo não conseguiu fazer mais do que o placar mínimo, 1 a 0, para vencer a Raposa do Vale. Além disso, o time precisou contar com mais uma bela atuação do goleiro Genivaldo, que defendeu um pênalti, para seguir invicto na competição. O time que é lembrado pelos gols de Warley e as boas jogadas de Doda, está se valendo das boas atuações do paredão para manter o “favoritismo” no paraibano.

Já o Treze não tomou conhecimento do fraco Auto Esporte, sério candidato ao rebaixamento pelo segundo ano consecutivo, e fez 4 a 0 em pleno Estádio da Graça. Belo jogo do contestado atacante Tiago Chulapa, que mesmo com o jeitão trombador e o futebol não muito vistoso, sabe fazer o que mais importa no futebol: gols. Marcou dois, tornou-se artilheiro da competição e sacramentou o final da era Denô Araújo a frente da comissão técnica automobilista.

O Nacional de Patos se reabilitou após a goleada que culminou no fim da linha para Neto Maradona. O Naça venceu o Paraíba em Cajazeiras pelo placar de 2 a 1. Já o Atlético se tornou a grande surpresa da rodada. Não por ter vencido o CSP dentro de casa, mas, por ter goleado o Tigre e se isolado na terceira posição com um jogo a menos do que os primeiros colocados Botafogo e Treze.

** O comentarista Paulo Pessoa é jornalista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e atua no Jornal Correio da Paraíba. 

Atualizado em - (22/01/2013)
Leia mais sobre: × ×