Artigo | A motivação como fórmula do sucesso é o tema debatido pelo jornalista Daniel Motta


Sucesso, liderança, reconhecimento e status. Na vida, a maioria das pessoas vive em busca desses objetivos, sobretudo na área profissional. No entanto, muitos escolhem trilhar por caminhos que não levam ao sucesso e acabam se frustrando ao longo do trajeto. Para especialistas, o segredo do sucesso é ter controle motivacional. Mas afinal, o que é motivação? Como identificá-la e usá-la no dia-a-dia? Em alguns dicionários, o termo motivação é definido como impulso ou sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. É o que faz com que os indivíduos dêem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam.

Para psicologia, a motivação pode acontecer através de uma força interior, onde cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar. É também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Outro tipo é a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive e o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação. É o caso das empresas que investem no futuro de seus profissionais, proporcionando ambiente e condições favoráveis à motivação, tanto pessoal quanto profissional.

No empreendedorismo empresarial, a “Liderança” e a “Motivação” são fundamentais para qualquer empresa que deseja vencer seus obstáculos no século XXI. Embora, muitas empresas invistam no talento e na capacidade de seus profissionais, a motivação depende de cada um, para conquistar os sonhos e ocupar lugar e chegar aonde deseja.

De acordo com a consultora do programa Empretec, do Sebrae, Maria de Fátima Camêlo, que também é proprietária da empresa 'Methodos - Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial', não existem regras prontas para o sucesso e que para alcançá-lo, é crucial que se auto-reconheça, através de reflexões sobre suas ações. “É importante que busque saber se o que está fazendo está de maneira correta ou errada. Muita gente age de forma errada achando que está acertando e é importante que para se obter sucesso, se tenha como primeiro passo, fazer uma auto-avaliação, porque assim, terá condições de se corrigir e buscar sempre fazer o melhor. Tem que saber quais são seus reais limites”, explica.

Segundo Camêlo, conseguimos chegar aonde desejamos quando não fraquejamos, ao esbarrar em um obstáculo. Conforme a consultora é natural do ser humano ter medo do fracasso e por conta disso, muitas pessoas acabando desistindo de lutar por seus ideais, duvidando inclusive de seu potencial. “Tem pessoas que deixam de cumprir suas metas para cumprir a meta dos outros. Não se motivam a buscar alcançar seus objetivos e perdem tempo, podendo ser um grande profissional”, disse.

Se motivar é ao mesmo tempo, travar uma luta consigo mesmo, se desafiando a cada instante. “Se for necessário até de abrir mão de algumas coisas, que seja o importante é não desistir nunca, provando que tem capacidade no que faz e que logo o sucesso virá o reconhecimento será algo inevitável”, frisa.

Dicas para se motivar e obter sucesso 

- Não se considere uma pessoa derrotada. Avalie o que aconteceu e aprenda com o fracasso;

- Faça a diferença no seu trabalho, dê algo a mais do que esperam de você,

- Mantenha os pés no chão. Avalie bem a situação da empresa e a sua e não alimente expectativas que não possam se cumprir;

- Estabeleça metas e objetivos que possam ser cumpridos;

- Alimente sua auto-estima, não fique tão dependente da opinião dos outros e dos acontecimentos. Confie mais em você e nas suas capacidades independentemente do que está acontecendo ao seu redor.

Daniel Motta - É jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atua como repórter no Jornal Correio da Paraíba. 

Atualizado em - (22/01/2013)
Leia mais sobre: × ×