Empresas de produção de 'Jogos Digitais' serão lançadas a partir de 2013, em Campina Grande



Três empresas de produção de jogos digitais serão lançadas em Campina Grande a partir do primeiro semestre de 2013. A previsão é de que elas movimentem até R$ 300 mil por ano. As ações voltadas a esse setor despertaram o interesse de uma ‘publicadora de jogos’ da Europa, que está interessada em abrir uma filial na cidade para aproveitar a mão de obra especializada e o pólo de tecnologia da cidade. A informação é do coordenador e professor do curso superior em Jogos Digitais (graduação tecnólogo) da Facisa, Rodrigo Motta, que gerencia uma das empresas.

Rodrigo também lidera a ‘Kaipora Digital’. Com seis pessoas atuando nos projetos, a empresa foca no mercado de advergames (jogos para publicidade de produtos e eventos feitos com o intuito de vender um produto ou fortalecer uma marca) e jogos mobile para venda direta, além de jogos com apelo artístico. As ações chamaram a atenção da TV Escola do Ministério da Educação (MEC).  “Fechamos um contrato para o desenvolvimento de 13 para eles”, disse.

A ‘Kaipora Digital’ ficou conhecida nacionalmente após produzir o ‘Xilo’, um game que tem a identidade visual marcada por aspectos artísticos nordestinos. “Temos uma veia artística forte e desenvolvemos jogos com apelo cultural como o Xilo e jogos com mecânica inovadora como o Orbitron, estes jogos serão vendidos diretamente para o consumidor final”, disse.

A ‘Kaipora Digital’ também foi responsável por desenvolver o ‘Árvore Empreendedora’ (foto), um game interativo utilizado na Feira do Empreendedor da Paraíba.  Além da empresa liderado por Rodrigo, outras duas iniciativas campinenses tentarão avançar no mercado nacional. A ‘RubikiSoft’, que desenvolveu o ‘Jogo Quiz Show’, um jogo de perguntas e respostas para jogar com amigos no Facebook e a Prosperity Games, que apostou em uma parceria com Mike Deodato, da Marvel Comics, para dar ‘peso’ ao projeto Jotumheim, um jogo online inspirado na mitologia nórdica.

Conheça os grupos empreendedores 

RubikiSoft’-  O grupo é formado por cinco pessoas, a maioria estudante do Curso  superior em Jogos Digitais (graduação tecnólogo) da Facisa. É a mais nova das empresas e procura investir nos jogos online, mas tem parcerias com outros estúdios para desenvolver projetos de terceiros como advergames e jogos casuais. É responsável por desenvolver o ‘Quiz Show’, um jogo de perguntas e respostas para jogar com amigos no Facebook.

Prosperity Games’ – A empresa recebe investimentos da Uol e possui a atuação de oito pessoas, incluindo alunos da Facisa. “A prosperity é uma empresa de games mais focada em jogos online para muitos usuários, conhecidos também como e-sport. A Prosperity tem financiamento do UOL para o desenvolvimento de um jogo chamado Jotumheim e deve continuar investindo neste segmento”, explica Rodrigo Motta. Além disso, o projeto investe em parcerias com artistas renomados internacionalmente, como Mike Deodato, da Marvel Comics.

Texto: Ligia Coeli // Foto: Divulgação 'Kaipora Digital'

Leia mais sobre: ×