Campina Grande é a cidade da PB que mais gera empregos formais, segundo Ministério do Trabalho



Campina Grande é, atualmente, a cidade paraibana onde mais se geram empregos formais, com carteira assinada. A constatação está nos mais recentes dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo o Caged, Campina Grande gerou, em outubro deste ano, 2.691 admissões, contra 1.274 demissões, o que proporcionou à cidade um saldo positivo de 1.417 novos empregos com carteira assinada. Esse número representa 80,7% de todos os empregos formais gerados na Paraíba no mesmo período.

Para se ter uma idéia de comparação, a capital João Pessoa ficou em 12.º lugar no ranking paraibano das cidades geradoras de emprego, com 5.427 admissões e 5.461 demissões, o que gerou um saldo negativo de 34 empregos a menos na capital do Estado.

Call Center liderou – Segundo os dados do Caged, a maior geradora de empregos este ano em Campina Grane foi a empresa AeC Call Center. Sozinha, a empresa contratou desde a sua implantação na cidade cerca de 5 mil profissionais, a maioria com carteira assinada em primeiro emprego.

Campina sobre, Paraíba desce – Outra comparação a ser feita é com os dados da geração de emprego em todo o Estado. Enquanto Campina Grande cresce na geração de empregos, a Paraíba retrocede. No mesmo período em que Campina gerou 80,7% de todos os empregos da Paraíba, o Estado caiu 14,6% na geração de empregos formais.

No mesmo período em que Campina Grande sozinha teve saldo positivo de 1.417 novos empregos, a Paraíba gerou um saldo positivo de 1.754 postos de trabalho, representando o terceiro pior da série histórica para o período de 30 dias. Com estes dados, a Paraíba ficou atrás de estados como Alagoas (5.419), Ceará (3.934), Pernambuco (3.600) e Sergipe (3.139).
Leia mais sobre: ×