Antropólogo e professor da UFCG lança nesta quarta-feira livros com temáticas sobre a violência



Nesta quarta-feira, 19 de dezembro de 2012, às 17h, o professor e antropólogo Vanderlan Francisco da Silva lança alguns dos seus livros produzidos nos últimos anos. As obras tratam especialmente dos temas da violência no Brasil contemporânea. Os lançamentos acontecerão na Sala 15, no Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Entre os livros que serão lançados destaque para “Dissonances Tropicales: La Violence Dans L’imaginare Brésilien” (Difunsion ANT, 2012) e “Conflitos e Violência no Universo Penitenciário Brasileiro” (UERN/Salinas, 2011). O primeiro livro é fruto de sua tese de doutorado em Ciências Sociais na Université Paris-Descartes (Paris V – Sorbonne). Nele, o autor analisa o papel da violência na configuração das relações sociais no Brasil, partindo da perspectiva segundo a qual a violência constitui um elemento básico e fundamental das relações estabelecidas cotidianamente entre os indivíduos e entre os grupos.

Já no segundo livro, Vanderlan Francisco da Silva incursiona sobre a experiência dos presos nas penitenciárias do Brasil. Além dos dois, outras obras do autor estarão disponíveis para a venda.

Perfil - Vanderlan Francisco da Silva atualmente é professor de Antropologia na Universidade Federal de Campina Grande e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG. Doutor em Sciences Sociales pela Université Paris-Descartes (Paris V - Sorbonne); Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba; Bacharel em Ciências Sociais (Antropologia) e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem direcionado os seus esforços de pesquisa e orientação para as áreas de estudos de grupos urbanos, com ênfase em sociabilidades, cotidiano, conflitos, violência, práticas institucionais e segurança pública.

Para mais informações - Vanderlan Silva (83) 8716-8371

Leia mais sobre: