Pesquisadores de vários locais do país participam de simpósio sobre medicina molecular em CG


A Fundação Pedro Américo, em parceria com o Núcleo de Genética Médica (NUGEM) da FCM-CG, realiza, no período de 22 a 24 de novembro do corrente ano, o I Simpósio de Medicina Molecular da Paraíba - Desafios da Medicina Molecular - Revelando a Ponta do Iceberg. As inscrições estão sendo realizadas através do site www.smmpb.com.br/inscricao.php. Estão abertas, também, inscrições para minicursos.

O simpósio objetiva abordar temas relacionados aos últimos avanços científicos e como estes novos conhecimentos podem ser aplicados na medicina e saúde humana. Objetiva, também, promover a integração entre pesquisadores e profissionais de saúde.

Saiba detalhes da programação:
Na quinta-feira (22), às 19h, ocorrerá a abertura do simpósio. Às 19h30, a Dra. Lygia Veiga (USP) fará uma palestra com a temática “Promessas e Realidades da Terapia Celular”. Na sexta-feira (23), às 9h, Dr. Marcelo Carneiro (Hospital Pró-Cardíaco RJ) discorrerá sobre “Medicina Nuclear em Oncologia”. Às 10h40, Dr. Valdir de Andrade Braga (UFPB) discutirá sobre “Espécies reativas de oxigênio e hipertensão neurogênica: uma abordagem integrada entre os sistemas cardiovascular e nervoso”. Logo em seguida, a docente da UFRN, Dra. Lucymara Fassarella Agnez falará das “Novas funções para velhas enzimas de reparo de DNA: estresse oxidativo, inflamação e câncer”.

À tarde, a partir das 14h, começarão os minicursos. O tema “Medicina forense” será discutido pela mestranda da UFMG, Nayra Soares de Amaral; a Dra. Elen Rose Carvalho (Códon Biotecnologia) ministrará o minicurso “Citogenética com técnicas de biologia molecular”; Dr. Marcelo Carneiro (Hospital Pró-Cardíaco RJ), “Medicina nuclear – princípios e aplicações”; e Dra. Juliana Pimenta (Síntese Biotecnologia), “Teste de paternidade: técnicas básicas e cálculos estatísticos”.

Dando continuidade à programação, a partir das 15h, Dra. Ana Lúcia Brunialti Godard (UFMG) proferirá a palestra “Estudo de doenças heredodegenerativas em Minas Gerais – Estabelecimento de uma Rede para Diagnóstico, Acompanhamento e Aconselhamento Genético”; e Dra. Paula Frassinetti (UFCG), “Mucopolissacaridose na Paraíba: doença lisossômica rara?”.

Encerrando as atividades da sexta-feira, Dra. Luciana Almeida proferirá palestra intitulada “Associação de polimorfismos nos genes CFH, LOC387715 e VEGF com a degeneração macular relacionada à idade”; em seguida, Dr. Renato Aguiar Santana (UFRJ) exporá as “Novas estratégias para o tratamento de HIV/AIDS”.

No sábado (24), às 9h, a doutoranda Flávia Melo (UFMG) falará sobre “Diagnóstico molecular de tumores de hipófise”; em seguida, Dr. Éder Zucconi (USP), “Aplicação de células tronco em medicina”. Já de 10h40, Dra. Maria Aparecida Bicalho (UFMG) explanará sobre “Biomarcadores na doença de Alzheimer”; após a palestra, Dra. Ângela Maria Ribeiro (UFMG) proferirá “O que aprendemos sobre aspectos cognitivos utilizando o modelo experimental da Síndrome de Wernicke-Korsakoff?”.

No turno da tarde, das 14 às 15h, haverá sessão de pôsteres. Em seguida, Dra. Iscia Terezinha Lopes Cendes (UNICAMP) apresentará a temática “Interferência por RNA (RNAi): princípios e aplicações na medicina”; e Dr. Carlos Martins Menck (USP), “Processos de reparo de DNA – envelhecimento e câncer”.

As duas últimas palestras serão ministradas por Dra. Eneida de Paula (UNICAMP), que abordará a temática “Sistemas de liberação sustentada (drug-delivery) para tratamento da dor”, ocorrerá das 16h40 às 18h. Em seguida, o Dr. Luiz Armando Cunha de Marco (UFMG) proferirá a palestra intitulada “Medicina molecular: da bancada ao leito”.
Leia mais sobre: × × × ×