Jorge Amado será homenageado este mês na programação do Cineclube Machado Bittencourt



O Cineclube Machado Bittencourt, projeto de extensão do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadualda Paraíba (UEPB), fará uma homenagem ao centenário de nascimento do romancista baiano Jorge Amado.

As sessões do projeto serão exibidas as sextas-feiras, a partir das 11h, no Auditório II do Centro de Integração Acadêmica, em Bodocongó. A Mostra “Jorge Amado” será aberta na próxima sexta-feira (9), com a exibição do clássico “Gabriela, Cravo e Canela”. Dirigido por Bruno Barreto.

No dia 16 acontecerá a exibição do filme “Tieta do Agreste”. Dirigida por Cacá Diegues, a obra retrata a história de Tieta, que retorna a sua terra natal, a pequena Santana do Agreste, após 25 anos de ausência.

O filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos” será exibido no dia 23 de novembro. A produção filme, baseada em um dos romances mais famoso de Jorge Amado, se passa durante o carnaval de 1943, quando o boêmio Vadinho (José Wilker), um mulherengo e jogador inveterado, morre repentinamente e sua mulher, Dona Flor (Sônia Braga), fica inconsolável.

Encerrando a Mostra, no dia 30 de novembro será exibido o documentário de Glauber Rocha “Jorge Amado no Cinema”. Nesse documentário, Jorge Amado é filmado em sua casa, rodeado por sua numerosa família, em numa livraria, durante uma sessão de autógrafos de um de seus livros e até mesmo em um cinema em Salvador.

Leia mais sobre: ×