Saúde | Especialistas explicam como o sono pode nos ajudar a alcançar a boa forma física


Você já ouviu falar no sono da beleza? Não se trata de nenhum tratamento milagroso desses que costumamos ver na televisão. É muito mais simples e acessível do que isso. Basta dormir bem para que o corpo reaja positivamente. De acordo com os especialistas, atender esta necessidade básica do nosso dia-a-dia pode nos ajudar a perder peso e a potencializar os exercícios físicos. Para completar, além da boa forma, uma ótima noite de sono influencia diretamente na manutenção e saúde da pele e dos cabelos.

Uma recente pesquisa conduzida pela endocrinologista Kristen Hairston, da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, apontou que quem costuma ficar na cama mais de oito horas por noite ou por um período inferior a cinco pode engordar. “Depois de acompanhar os hábitos de mais de mil pessoas durante cinco anos e monitorar a circunferência abdominal delas, chegamos a conclusão de que o comprometimento do descanso noturno afeta a produção de hormônios ligados à regulação do peso corporal”, afirma a médica. Já na Universidade de Chicago, pesquisadores concluíram que em períodos de pouco sono a queima de gordura do corpo é 55% menor e a perda de massa magra é 60% maior.

A explicação é simples: durante o sono, ocorrem processos metabólicos essenciais ao equilíbrio do organismo. Mais fome, alteração na sensação de saciedade e busca por alimentos mais calóricos são algumas das consequências que podem ocorrer por dormir pouco ou mal. A falta de sono pode levar ainda a uma vida sedentária, pois com o cansaço originado de noites mal dormidas, a vontade de se exercitar tende a diminuir consideravelmente. Portanto, prezar pela qualidade e duração adequada do sono é uma preocupação que não apenas quem deseja emagrecer deve ter, mas todos que querem conquistar mais qualidade de vida e bem-estar diariamente.

O assunto ganha a cada dia mais destaque entre os especialistas. O médico pneumologista Denis Martinez é o fundador da Clínica do Sono, localizada em Porto Alegre, e confirma o resultado dos estudos americanos. Segundo ele, “quem dorme cinco horas ou menos por noite corre três vezes mais risco de se tornar obeso no futuro”. Cláudia Chaim, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, comenta que a diminuição de horas ou a má qualidade do sono aumentam a produção do hormônio Cortisol, o grande responsável pelo mau humor. E o que isso tem a ver com dieta? “Ele induz ao consumo maior de alimentos, principalmente os de fácil digestão, como açúcar e carboidratos. Quanto mais descansada a pessoa estiver, menos necessidade ela tem de comer”, explica.


E qual é a real importância do sono para quem pratica exercícios físicos constantemente? Para responder esta questão, o Grande Campina conversou com a personal trainer Rossandra Morais, que comanda a Academia RM, em Campina Grande. Confira:


Encontramos em Campina Grande uma empresária que se empenha para proporcionar as melhores noites de sono aos seus clientes. Emilene Nascimento comanda a loja J. Ferreira Sleep Home, na Avenida Canal, e oferece produtos com tecnologia de ponta e um serviço exclusivo chamado ‘personal sleeper’, onde o cliente recebe - inteiramente grátis e sem compromisso - uma consultoria do sono para encontrar os melhores produtos e acessórios que lhe proporcionarão noites confortáveis.


Na linha de colchões, a loja oferece modelos específicos para pessoas mais leves ou mais pesadas, materiais diferenciados e tecnologia sofisticada para proporcionar o máximo de conforto. A J.Ferreira apresenta ainda uma diversidade impressionante de acessórios, travesseiros, aromatizantes e artigos de decoração. Confira um rápido bate papo com Emilene Nascimento:


Então, aqui fica o recado. As noites bem dormidas trazem diversas consequências para a nossa vida. Aliar o descanso adequado com atividades físicas regulares, como alertou Rossandra Morais, é a chave para alcançar a boa forma e a beleza da maneira mais natural possível. E a J.Ferreira Sleep Home nos dá uma forcinha e tanto nesse aspecto. Visite a loja e confira a linha fantástica de produtos. Atenção também para os folders, que estão sendo distribuídos por lá, com dicas para dormir melhor e um questionário sobre a qualidade do seu sono. Imperdível!


Grande Campina indica:

J.Ferreira Sleep Home
Avenida Canal, 357. Santo Antônio. Campina Grande-PB
Telefone: (83) 3342-0934
Horário de funcionamento: das 8h30 às 18h30 (aos sábados, das 8h às 13h)
Para mais informações, acesse o site da empresa (www.jferreiracolchoes.com.br) e curta a fan page no Facebook (www.facebook.com/JFerreiraPromo).

Academia RM
Rua Luíza Soares, 93. Lauritzen. Campina Grande-PB
Telefone: (83) 3321-1461
Mais informações: www.facebook.com/AcademiaRM

Texto: Ed Félix
Fotos: Divulgação / Wagner Pina / Ed Félix
Leia mais sobre: × × × ×