Lançamento | Janduhi Dantas adapta obra de Tolstói no livro 'As Três Verdades de Deus'


O livro 'As Três Verdades de Deus', do cordelista paraibano Janduhi Dantas, será lançado em Campina Grande nesta quarta-feira, dia 3 de outubro, durante um evento promovido pela Pró-Reitoria de Arte e Cultura e a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB). A obra, que se traduz em uma adaptação para a literatura de cordel do conto “De que vivem os homens”, escrito em 1881, pelo escritor russo Liev Tolstói, é publicada pelo Selo Latus e será apresentada às 19h30, no auditório do Centro de Arte e Cultura da UEPB, ao lado do Terminal de Integração.

Liev Tolstói foi um dos mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são “Guerra e Paz”, que versa sobre as campanhas do imperador francês Napoleão Bonaparte na Rússia, e “Anna Karenina”, onde o autor denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura. “Todos os que vivem, não vivem por bastarem a si próprios, mas pelo amor que há no homem (…). Compreendo que Deus não quer que os homens vivam isoladamente. Por isso não revela a ninguém o que lhe é necessário. Quer que cada um viva para os outros”, diz uma das passagens do conto “De que vivem os homens”.

Janduhi explanou que sua vontade de transpor a genialidade do escritor russo para o cordel teve início em 1990, ao ler o conto, mas apenas em 2009 ele começou a planejar de fato o título saído por meio da EDUEPB, que já publicou do autor “Viagem aos 80 anos da Revolta de Princesa”. Os motivos da Revolta de Princesa, as desavenças entre o governador da época e o coronel Zé Pereira, a invasão da cidade de Teixeira por parte da polícia do estado, a perseguição à família Dantas, que culminou com o assassinato de João Pessoa por parte de João Dantas são, entre outros, fatos narrados na publicação.

Segundo Janduhi, o desafio, agora, é adaptar para a literatura de cordel a obra “Menino de Engenho”, do escritor paraibano José Lins do Rêgo. A nova adaptação está prevista para ser lançada ainda este ano, em comemoração aos 80 anos da obra.


Fonte/Imagem: Assessoria UEPB.
Leia mais sobre: × × × × × ×