Esportes | Campina tem primeiro grupo de 'airsoft' da Paraíba, a modalidade simula missões militares



Campina Grande tem o primeiro grupo de airsoft da Paraíba. E para quem não sabe do que se trata, nós explicamos: é um esporte onde os jogadores participam de simulações de missões militares, policiais ou de guerras. Na Rainha da Borborema o desafio de criar o grupo foi do professor universitário Paulo Montini.

O grupo formado em 2008 é denominado 58º Grupamento de Infantaria de Fuzileiros (GRIFU58). Atualmente, a equipe é formada por cerca de 50 componentes, que se reúnem pelo menos uma vez por mês para praticar o airsoft. O comandante do grupo, Paulo Montini, contou o motivo pelo qual resolveu criar o GRIFU58. As armas, que são os principais equipamentos, não são fabricadas no país e necessitam ser importadas. Para adquiri-las, é necessária a autorização do Exército Brasileiro através do R-105 e da portaria COLOG 02 de 26 de Fevereiro de 2010.

O grupo recebe cerca de três a cinco novos pedidos de inscrição no grupo por mês. Se você estiver interessado em participar da equipe 'GRIFU58' é só entrar em contato com o pessoal através do site da equipe.

Como o jogo é disputado - As partidas são organizadas como simulações militares, que seguem um enredo pré-construído onde existem objetivos a serem conquistados. As simulações de jogo são feitas a partir de alguma história criada pelo comando do time e levadas a campo durante o jogo. A estratégia é primordial em qualquer jogo de airsoft, por ser parte da lógica do esporte. A estratégia cria a tensão de uma situação de guerra real. Atualmente o GRIFU58 pratica o esporte em fazendas cedidas por membros do grupo, familiares ou amigos. Antes de qualquer partida, é feito uma vistoria para verificar se o local tem condições para a prática do airsoft, como Se o local permite a visão de fora do campo por pessoas que não conhecem o esporte. Outra coisa importante é se existe algum risco de acidente no uso do local.

Com informações do Jornal Correio da Paraíba
Fotos: Divulgação
Leia mais sobre: ×