Cultura | UFCG comemora 'Dia da Animação' com exibições em seis pontos espalhados por Campina



No dia 28 de outubro é comemorado o 'Dia Internacional da Animação' e pensando nisso, a UFCG participa de uma programação integrada, com o maior evento simultâneo de cinema no Brasil. Doze curtas, de vários estados, foram selecionados para o programa oficial brasileiro e serão exibidos, juntamente com filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul, em mais de 200 cidades do país, com entrada gratuita.

 evento também acontece em 30 países, como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras. Aqui no Brasil a 'Associação Brasileira de Cinema e Animação' é a principal responsável pelo evento. Para conhecer mais sobre o evento, clique aqui.

Em Campina -  Na 'Rainha da Borborema' as exibições acontecem de 26 a 29 deste mês. “O principal objetivo é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil”, esclarece o professor Carlos Alan Peres, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que coordena o evento em Campina Grande.

Segundo ele, além das exibições da mostra oficial, no dia 29, às 19h30min, no Auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, no Bloco BW do campus da UFCG, também haverá mostras paralelas (infantis e para deficientes visuais e auditivos) em outros locais da cidade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Mostra Paralela 1: Infantil
Petrônio Colégio e Curso. Rua Riachuelo, 337, Liberdade
26 de outubro - 10h.

Mostra Paralela 2: Infantil
Fundação Toque de Esperança. Rua Rafaela Souza Silva, 27, Mutirão.
28 de outubro - 10h.

Mostra Paralela 3: Infantil
Fundação Pedro Américo. R Argemiro de Figueiredo, 1902, Itararé.
29 de outubro - 15h.

Mostra Paralela 4: Infantil
Escola Municipal Cassiano Pascoal Pereira. Rua Getúlio Cavalcanti, 593, Liberdade
27 de outubro - 10h.

Mostra Paralela 5: Mostra Deficientes Visuais
Instituto dos Cegos de Campina Grande. Rua João Quirino, 33, Catolé.
29 de outubro - 10h

Mostra Paralela 6: Mostra Deficientes Auditivos
EDAC -Escola de Audiocomunicação de Campina Grande - R Sergipe, 77, Liberdade
27 de outubro - 9h.

Leia mais sobre: × ×