Fotografia | César di Cesário assina exposição ‘Palco’ na Cultura Inglesa Gallery, em Campina


César di Cesário, fotógrafo campinense, possui a sensibilidade de captar num clique um momento raro que traduz e registra a singularidade do instante. Esse dom é posto a mostra na exposição ‘Palco’, em cartaz na Cultura Inglesa Gallery, espaço localizado na escola de idiomas Cultura Inglesa, em Campina Grande, até o dia 6 de outubro.

O fotógrafo traz ao público registros únicos de artistas como Zé Ramalho, Arthur Pessoa, Luiz Melodia e tantos outros que foram clicados ao longo dos últimos anos em que ele captou a cena musical em shows e eventos onde artistas nacionais e internacionais pisaram os palcos da Paraíba. Momentos sublimes como o olhar concentrado de Antônio Nóbrega sobre seu instrumento; a plenitude de Tânia Alves entregue ao canto, além de vários outros músicos e cantores no exercício de sua profissão.

Segundo o responsável pela exposição, Saulo Queiroz, uma das fotografias mais belas de “Palco” é a que capturou o músico, arranjador e maestro Gabimar Cavalcanti ao teclado. O que poderia ser mais uma foto como tantas outras feitas por tantos outros fotógrafos, tornou-se uma pequena obra-prima quando leva-se em conta o artista que figura nela e o momento do registro. Aproveitando a incidência de um foco de luz definido sobre Gaby, César conseguiu traduzir para o nosso olhar a condição da visão do músico (cego de nascença) no exato instante em que só a cabeça alva e as mãos sobre as teclas estavam iluminadas. ‘Palco’ é repleto de momentos assim. Há a bela rusticidade de Dona Selma do Coco, a reverência ao público de Arnaldo Antunes, o transe artístico de Daúde, a execução de um riff de Stanley Jordan.


César di Cesário iniciou sua carreira profissional, em 1992 como documentarista do Grupo de Apoio a Aids, em Porto Alegre – RS. Atualmente atua na publicidade, onde desenvolve trabalhos de arquitetura, moda, indústria, produtos, livros, e pesquisas junto a ONGs, Universidades, e Instituições Públicas. Suas fotografias já foram publicadas, em revistas como Caras, Super Interessante, Veja, Revista da CNI, Collezione (Itália) e New Style (Portugal).

O público pode visitar a exposição no horário comercial. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3322-4658.


Fonte: Assessoria/UEPB.
Fotos: Divulgação.