‘Pelo Avesso do Avesso’ | Mais um curta metragem é gravado em Campina Grande com apoio da UEPB


O curta-metragem ‘Pelo Avesso do Avesso’, dirigido por Allan Fernando, foi rodado final de semana em Campina Grande. As gravações começaram na última sexta-feira, dia 3 de agosto, e prosseguiram até o este domingo, 5 de agosto. O projeto foi aprovado pelo primeiro Edital Audiovisual da UEPB, o qual foi submetido à análise técnica e literária de nomes do cinema nacional como Beth Formaggini (MG), produtora, pesquisadora e diretora de cinema; Cavi Borges (RJ), cineasta, produtor e fundador da locadora Cavídeo; e Alan Ribeiro (RJ), roteirista e diretor.

‘Pelo Avesso do Avesso’ é uma ficção que conta a história entrelaçada de Ricardo, um jovem de 17 anos, e Soraia Roquete, uma transexual de mais de 40 anos, através de uma trama que envolve, sobretudo, questões de gênero, violência, desejo, descoberta sexual e amor. “O curta nutre um preconceito já existente o qual se propõe a quebrar. Superação, amor próprio e identidade são os temas norteadores da ficção, que conta a vida de Soraia Roquete, uma crossdressing que dialoga intimamente consigo mesma”, destaca o diretor.

O elenco de “Pelo Avesso do Avesso” é formado por Saulo Queiroz, Jonatha Medeiros, Waldírio Castro, Martins Alves e Umbelina Cabral. Além de Allan Fernando que assina roteiro e direção do filme, integram a equipe: Anne Emanuelle, assistente de direção, Carlos Mosca, que assina a direção de arte e Bernardo Hennys na direção de fotografia. A trilha sonora é de Adília Uchoa e Pedro, com letra de Allan Fernando. A produção executiva é de Moema Vilar, e produção da Cozinha de Produção.

Sobre o diretor
Allan Fernando é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e possui experiência na área de audiovisual há cinco anos. Assinou na condição de diretor e roteirista o curta “Cinco Poemas de Chocolate para Não tentar o Suicídio”, e os roteiros, em parceria com Anne Emanuelle, “Duduta: O outro Dom do Mestre” e “Ondas Luminosas”. Possui também experiência em direção teatral, recebendo o prêmio de Melhor Performance Poética, concedido pelo Sesc Paraíba em 2010, pela obra e direção de “Feminismo em Convulsão”.

Em 2011 ganhou o prêmio de Melhor Roteiro pelo estalo “Inverno e Mentira em Campina Grande”, e ainda o 2º lugar no concurso de Fotografia Paraíba dos Seus Olhos, pela obra “Circo de Bairro”.

Allan assina também a produção de dois longas-metragens rodados em Campina Grande: “Tudo Que Deus Criou”, de André da Costa, e “Onde Borges Tudo Vê”, de Taciano Valério, além da produção executiva do documentário “Salete Cobra”, que foi recentemente selecionado para a Mostra do Filme Livre MFL-CCBB, sendo exibido em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília neste ano de 2012.

Fonte: Samantha Pimentel / Assessoria
Foto: Divulgação
Leia mais sobre: × × × ×