Ministério do Esporte aprova projeto Pedhuá, criado em Campina, como som da Copa 2014


O projeto Pedhuá, do empresário paraibano Alcedo Medeiros, apoiado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi aprovado pelo Ministério do Esporte no edital do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014 e será o som do Brasil no maior evento do futebol mundial.

Um total de 199 projetos foram apresentados ao Ministério do Esporte. No entanto, apenas 48 foram aprovados. A seleção foi realizada em duas etapas de caráter eliminatório: habilitação técnica e avaliação de mérito. A UEPB foi a única instituição do estado a apoiar o projeto.

Alcedo observa que o apoio da Instituição, inclusive com aporte financeiro, foi fundamental para a fabricação e divulgação do apito. “A professora Marlene Alves foi muito sensível e deu total apoio ao projeto”, reconheceu.

A UEPB também disponibilizou recursos humanos que levaram o apito, genuinamente paraibano, a ser o som do mundial. A edição da apresentação em vídeo do Pedhuá foi feita pelo artista gráfico Galdino Otten, que trabalha na Coordenadoria de Comunicação da Instituição. Galdino foi também o responsável pela criação da personagem indígena que conta a história do instrumento, na apresentação. Além disso, alunos do Curso de Comunicação Social da UEPB estagiaram no projeto.

A aprovação da chancela não implica em apoio com verbas, mas é um selo que revela que o Pedhuá é viável para promover a imagem do Brasil e se coaduna com o plano de promoção do Brasil na Copa da FIFA 2014, que é surpreender, emocionar e encantar o mundo. O projeto Pedhuá - o Som do Brasil na Copa tem como principal objetivo a promoção e comercialização do instrumento sonoro de origem indígena.

Apito Arremedo
O nome Pedhuá, em tupi-guarani, significa “apito de arremedo”, ou seja, “apito de imitação”, por assemelhar-se com o canto de pássaros. O instrumento que era utilizado pelos indígenas para atrair os animais, também representa a musicalidade brasileira por ter sido o precursor do apito do samba.

Segundo Alcedo, o novo modelo de som para a Copa FIFA irá promover alegria, música, ritmo e não barulho como as vuvuzelas sul-africanas. Cinquenta milhões de unidades do apito devem ser fabricadas para levar os brasileiros a empurrar a Seleção Brasileira rumo à conquista do tão sonhado hexacampeonato brasileiro.

O Pedhuá é um apito artesanal, de madeira tupi-guarani, que serve para atrair pássaros, mas que na versão para a Copa será de resina plástica, ergonômico e produzido em escala mundial. O Pedhuá tem ritmo e com ele é possível fazer uma melodia bem típica do Brasil tropical. Para evitar transtornos, o produto foi feito em tamanho pequeno e com som suave. Se o usuário soprar com força, o apito trava e o som não é emitido. A intenção é levar o samba, ritmo tipicamente brasileiro, para os estádios de futebol sem precisar ter instrumentos maiores.

Ouça um exemplo do som emitido pelo Pedhuá:



Fonte: Assessoria/UEPB.
Leia mais sobre: × × × ×