Escola Superior de Aviação Civil importa moderna aeronave dos EUA para aulas em Campina Grande


Acaba de chegar em Campina Grande uma aeronave Cessna 172, adquirida pela Escola Superior de Aviação Civil (Esac). O avião monomotor, com capacidade para quatro pessoas, é equipado com Garmin 1000 e Glass Cockpit, o que permite a realização de voos por instrumentação e voos automáticos. O coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da instituição, José Roberto Ribeiro, enfatiza que o modelo possui um dos mais modernos sistemas por instrumentação avançada e foi adquirido diretamente na fábrica Cessna Aircraft Corporation, com sede em Wichita, EUA.

Após a aquisição, a aeronave seguiu viagem, durante 7 dias, para o Brasil. Inicialmente o monomotor foi para Vitória-ES, onde foram realizados alguns procedimentos alfandegários. Em seguida, a aeronave prosseguiu para Jundiaí – SP, onde ficou à disposição da Anac para a realização da vistoria técnica inicial. Quinta-feira (23) foi para Belo Horizonte – MG. Seguiu na sexta-feira (24) para Porto Seguro – BA, partindo posteriormente para Aracaju – SE e chegando, no último sábado, em Campina Grande, trazida pelos instrutores , Nataly Porto e Henrique Gouveia, após 15 horas de voo.

“A aquisição é essencial para a formação prática de voo dos estudantes, pois o avião possui o que há de mais moderno em termos de instrumentação avançada”, afirma José Roberto. Dalton Gadelha, diretor da Esac, também comentou o investimento: “Esse é o terceiro avião do centro de treinamento prático de voo da Esac, a única escola de aviação do nordeste e a segunda do Brasil a adquirir um modelo como este”. A previsão é que a partir de setembro os alunos do curso de Ciências Aeronáuticas comecem a ter aulas de instrução no novo avião.



Fonte: Assessoria/Cesed