Economia | Confira as dicas do Procon de Campina Grande sobre as compras para o Dia dos Pais


Com a chegada do Dia dos Pais, no próximo dia 12 de agosto, as compras no comércio são aquecidas, as antes de sair às compras é importante que o consumidor fique alerta para as dicas do Procon. A qualidade, a praticidade e a utilidade do presente são itens que devem ser observados, bem como, a oferta dos produtos para não se deixar levar por anúncios ou publicidades enganosas ou por produtos que não correspondem às necessidades do consumidor.
 
E atenção: as informações sobre preços, parcelamentos, juros, número e periodicidade das parcelas, no caso de pagamento a prazo. Estas informações devem estar visíveis ao consumidor, de forma clara e precisa, para que não seja necessária a consulta e ainda evitar que o consumidor seja induzido ao erro. 

No caso de calçados, roupas e perfumes, a troca de produtos só é permitida em caso de defeito da peça, as trocas por insatisfação do cliente, por cor e tamanho são de liberalidade da empresa, porém, esta possibilidade de troca por outros motivos deve ser exigida pelo consumidor por escrito na nota fiscal de compra do produto.

Ao adquirir eletrodomésticos, solicite sempre que possível no ato da compra, o teste e a demonstração de funcionamento do aparelho.  Verifique também as reais necessidades de seu pai, aparelhos muitos sofisticados e cheios de recursos, nem sempre são as melhores opções de presentes.

Na hora do pagamento - Nas modalidades de pagamentos, cartão de crédito ou débito, não deve haver diferenciação de preço para o pagamento à vista (rotativo), nem limite mínimo para uso do cartão de crédito. No caso dos cheques, a loja não pode exigir do consumidor tempo mínimo de abertura de conta.
Leia mais sobre: × × × ×