Aesa inaugura em Campina Grande uma 'Sala de situação' para identificar e prevenir catástrofes


A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) inaugurou em Campina Grande um centro de gestão para monitoramento de açudes e reservatórios, para identificar e prevenir catástrofes. As instalações da 'Sala de Situação' foram apresentadas nesta segunda-feira, 20, e funcionam  na sede do Aesa, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

O gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos Vieira, explicou que a Sala de Situação funciona como um centro de gestão de situações críticas, para identificar possível ocorrência de eventos críticos, permitindo a adoção antecipada de medidas com o objetivo de minimizar os efeitos de secas e inundações. “O foco da Sala de Situação é o monitoramento de bacias hidrográficas consideradas prioritárias, sistemas de reservatórios, sistemas de alerta hidrológicos já implantados no país e decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública”, explicou.

O sistema também emite alertas quando são detectadas situações de anormalidade hidrológica em algum rio ou reservatório por ela monitorado. O monitoramento acontecerá em tempo real, graças a instalação das Plataformas de Coleta de Dados (PCD´s). A sala está equipada com duas TV’s de LCD 52¨, quatro computadores de ultima geração, dois notebooks, impressoras, ploter, datashow, 10 aparelhos celulares, duas câmeras fotográficas, quatro estações telemétricas, uma pluviométrica e uma fluviométrica.

Leia mais sobre: