Projeto 'Paraíba Paralímpica' é lançado em Campina Grande; confira locais onde acontecerão as aulas


Campina Grande sediou, nesta terça-feira (24) o lançamento do projeto ‘Paraíba Paralímpica’, que oferecerá aulas gratuitas de modalidades esportivas a mais de 4 mil crianças e jovens que tem algum tipo de deficiência e estão matriculados em toda a rede estadual, municipal e privada de ensino. As inscrições, gratuitas, também serão abertas à comunidade em geral.

O projeto, que recebeu investimentos de R$ 47 mil, é realizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e a previsão é de que até 2013 outros 14 pólos de ensino em todo o Estado recebam as ações do projeto.

Durante o lançamento do projeto-piloto, inédito no Estado, seis cadeirantes participaram de uma disputa de ‘bocha paralímpica’ no ginásio da escola ‘Nenzinha Cunha Lima’, em Campina Grande. A disputa foi acompanhada pelos familiares dos participantes, amigos e alunos da instituição. “Nessa modalidade, os participantes atiram bolas coloridas, com o intuito de jogá-las o mais perto possível de uma bola branca. Esse esporte é voltado para aquelas pessoas que tem paralisia cerebral ou algum comprometimento dos membros inferiores ou superiores”, explicou o professor Gilmar.

Saiba como fazer as matrículas – Em Campina Grande, os alunos podem realizar as inscrições na Secretaria de Interiorização (ao lado da Estação Velha). As aulas, que acontecem nas terças e quintas, serão realizadas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no campus de Bodocongó (14h), e na Escola Estadual Nenezinha Cunha Lima, no bairro do Mirante (10h).

Foto: Manuel Pereira
Leia mais sobre: