De Campina, Cristhiano Aguiar é apontado como um dos 20 melhores jovens escritores brasileiros


Foi anunciada esta semana uma lista com os 20 melhores jovens autores brasileiros. A seleção partiu da revista de literatura Granta, uma das mais respeitadas do mundo. Entre os nomes citados está o de Cristhiano Aguiar, nascido em Campina Grande. O anúncio aconteceu na última quinta-feira, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2012.

Cristhiano Aguiar é formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem 31 anos. Em 2006, publicou o livro de contos "Ao lado do muro" (Dinâmica) e em 2007 venceu o Prêmio Osman Lins de contos. Lançou, em 2010, durante a FreePorto (PE), o folheto de narrativas "Os justos", em edição artesanal pela Moinhos de Vento. É colaborador do suplemento literário Pernambuco. Editou a revista de arte e cultura pop Eita! (issuu.com/revistaeita) e a revista literária Crispim (www.revistacrispim.com.br). Foi curador e coordenador do Festival Recifense de Literatura e coorganizou a antologia de contos "Tempo bom" (Ed. Iluminuras). Atualmente trabalha em seu primeiro romance e em ensaios sobre literatura brasileira contemporânea. “Teresa” faz parte de ‘Silêncio’, livro de contos inédito.

O jovem é natural de Campina Grande, mas já residiu no Recife, Berlim, Olinda e São Paulo. Atualmente Cristhiano mora em Berkeley, na Califórnia. Os outros 19 escritores citados pela Granta são: Javier Arancibia, Vanessa Barbara, Carol Bensimon, Miguel Del Castillo, João Paulo Cuenca, Laura Erber, Emilio Fraia, Julián Fuks, Daniel Galera, Luisa Geisler, Vinicius Jatobá, Michel Laub, Ricardo Lísias, Chico Mattoso, Antônio Prata, Carola Saavedra, Tatiana Salem Levy, Leandro Sarmatz e Antônio Xerxenesky.
Leia mais sobre: × ×