Saúde | Hospital da Criança e do Adolescente é inaugurado em Campina Grande


O Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, que terá o nome do médico Severino Bezerra de Carvalho, foi inaugurado pelo prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, e pela secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, nesta terça-feira, 5. O local funcionará na avenida Floriano Peixoto, onde era instalado o antigo hospital 'Mater-Dei'

O centro médico será responsável, inicialmente, pelo atendimento de casos clínicos eletivos e de urgência de crianças e adolescentes e de acordo com o projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, na primeira fase de implantação, o local terá 80 leitos para internação, sendo 70 divididos por faixa etária, UTIs neonatal e infantil e 10 para observação.

Na segunda fase, que deve acontecer três meses depois da inauguração, a unidade passa a realizar cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, cirurgia pediátrica, aparelho digestivo, coloproctologia, cirurgia vascular, ortopedia (pacientes não traumáticos), cabeça, pescoço, ginecologia e urologia.

O médico Severino Bezerra de Carvalho, que faleceu em setembro do ano passado, aos 97 anos, será homenageado com o nome do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente. Fundador da Faculdade de Medicina e da Sociedade Médica, Dr. Bezerra de Carvalho, como era mais conhecido, além da medicina, se dedicava às artes, como a fotografia, a poesia, a pintura e a escrita. Natural de Pernambuco, o médico se formou em Recife e em 1937, se mudou para Campina Grande. “O paciente não é um objeto, eu o considero como um irmão meu, que está precisando da minha ajuda”, dizia Dr. Bezerra de Carvalho sobre o porquê de ter escolhido ser médico. 

Leia mais sobre: ×