Projeto da UEPB | Carros elétricos serão usados para realizar coleta seletiva em Campina Grande


A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a cooperativa Cata Mais está executando um projeto de coleta seletiva de lixo em Campina Grande. Para facilitar ainda mais o trabalho dos catadores, a instituição fez uma parceria com a Catamais e conquistou para a  cooperativa três carros elétricos e três containers. Esses equipamentos ajudam os catadores a selecionar o lixo reciclável.

As caixas coletoras instaladas na Praça do Trabalho, no bairro do São José; no Parque da Criança e na Praça Coronel Antônio Pessoa facilitam  o trabalho dos catadores. O investimento do CNPq foi de R$ 36 mil. “É um equipamento que facilita muito o trabalho dos catadores”, salientou José Vanderley, presidente da cooperativa.

Segundo a professora Idalina Santiago, do Departamento de Serviço Social e coordenadora do Projeto, essa é a primeira experiência de coletiva para a retirada de adultos e crianças do lixão da cidade. A Cooperativa tem sede instalada na Avenida Almeida Barreto, no bairro do Cruzeiro, e funciona como espécie de núcleo de uma empresa que garante o sustento dos catadores.
Leia mais sobre: ×