Moda | Artigo de Monicky Araújo apresenta as peças que são indispensáveis neste inverno


No ponto mais alto do inverno é chegado o momento de unir todas as peças que passamos os últimos meses colecionando e vesti-las para a balada. Juntar o brilho, muito brilho, com o jeans básico e aquele sapato de inverno lindo, ou colocar aquele casaquinho básico, mas que é indispensável com botas confortáveis e enfrentar as noites frias do inverno brasileiro. Ou melhor ainda, não precisamos de nada muito básico e vamos usar todas aquelas roupas fashionistas pelas quais andamos dias a fio procurando o molde perfeito.

E para ajudar você na difícil hora de escolher uma roupa e sair de casa, resolvemos rever tudo o que é tendência para esta temporada e a forma como podemos usar. No Nordeste a época não é tão fria quanto no sul do país, mas é o momento das inúmeras festas de ruas em comemoração ao período junino. E no resto do país, com aquele friozinho, nenhuma balada é básica.

A nossa lista começa pelas peças com brilho, que foram as mais comentadas e badaladas nos últimos meses e são as mais vistas nas ruas. São blusas, de inúmeros tecidos iluminados (leia-se platinados) e, principalmente, de paetês, saias e shorts de tecidos maleáveis e brilhosos e vestidos, de todos os tamanhos, tecidos e adereços. Tudo metalizado.

Em seguida e com várias propostas diferentes, é bom lembrar da camisaria feminina, de vários tecidos diferentes, incluindo o brilho, cores, estampas e tamanhos, mas com o conforto e sofisticado o necessário para o dia-a-dia, seja nas ocasiões formais, com peças que complementem um ar executivo, ou com shorts que deixam o look despojado e pronto para a balada – que pode até ser acompanhado de meias e sapatos pesados. Ou pode ser usado com jeans, legging (super em alta).

Nas propostas das calças femininas (as masculinas continuam no Jeans básico ou na alfaiataria) encontramos o Jeans resinado, aquele que imita o couro, as calças de couro ou napa (couro sintético). As leggings drapeadas – elas tem um brilho discreto, que deixa a peça mais elegante (sem perder o conforto), ótimas para festas e ocasiões mais formais e, para as mais ousadas, com estampas de bichinhos (onças, cobras, zebras) e florais. O detalhe é que calças, shorts, saias e jaquetas também são resinadas. E muitos, mas muitos shorts de couro (ou napa) de várias cores diferentes.

Encontramos ainda a alfaiataria feminina E masculina, porque as tendências masculinas estão bem marcantes com blazers – de vários tamanhos, camisas de botão mais justas, com punho diferenciado e, principalmente, com tecidos florais. Além dos casacos, muitos e de vários tipos, formas, tamanhos, cores, tecidos e propostas diferentes – e para estas peças o mais importante não é realmente aquecer. Cardigãs e parkas são boas opções também.

A estação tem sempre uma novidade, agora são os vestidos-camisa (chemisier) que chegou com força e promete encantar. A peça é básica e versátil, para as comportadas e para as garotas mais descoladas. Para os dias frios é só usar com uma meia-calça grossa, as pretas ajudam na composição de um look mais sofisticado e botas. Para os dias quentes, um cinto fino marcando a cinturas (sim, essa peça ajuda a marcar a silhueta até de quem não é tão favorecido) e como sapatos baixos e leves deixam tudo com um alto-astral próprio dos dias ensolarados.

Nesta temporada as cores escolhidas foram os tons terrosos, e padronagens como vinho borgonha, mostarda e azul petróleo, lisos ou naqueles com estampas pequenas (as flores grandes representam a primavera e ficaram no verão). Estampas geométricas, assimétricas, digitais, florais, xadrez, listras.

Transparências – na parte de cima, nada de calças e saias mostrando tudo! Com casacos ficam incrivelmente bonitos. E já que começamos a pensa nos tecidos, é sempre bom lembrar do veludo, um tecido nobre que só dá o ar da graça fora do closet quando já está bem frio, mas nunca perde a majestade, beleza e eficiência – desde que seja bem cuidado, é claro.

Sem deixar de lados as rendas, que estão presentes desde o verão e, com cores escuras ficarão por todo o inverno e prometem aparecer também na próxima estação. Lindas e românticas, são confortáveis e fáceis de encontrar e fazer as mais diversas composições.

Partindo para os acessórios temos as botas, sapatos pesados, meias (arrastão e grossas), cachecóis para os lugares mais frios e lenço, para os não tão frios - é só usar um tecido mais leve e camisetas, mas que deixam o visual bonito e confortável – moda é acima de tudo conforto.

Além de anéis, de bichos (aranhas, escorpiões, corujas) bocas e batons e colares, preferencialmente os máxis-colares, com tons escuros e pedras, não precisa de brilho, já que eles estão presentes e em grande quantidade nas roupas. Bolsas-carteira, pequenas e leves, para todas as ocasiões e as gigantes para o dia.
Leia mais sobre: × × ×