Energia Solar | Campina poderá receber investimentos superiores aos R$ 5 milhões


A instalação de uma usina de energia solar em Campina Grande está nos projetos de três grupos privados, sendo dois do segmento de construção civil. Se concretizado, o investimento ultrapassará os R$ 5 milhões. A novidade foi anunciada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação  do Município. Para discutir o tema, a secretaria promoverá na quarta-feira da próxima semana, no auditório do Centro Cultural, no Parque do Povo, o I Workshop de Energias Renováveis do Nordeste, para discutir essa temática.

Com recursos que deverão ser captados junto ao Governo Federal, por meio de emenda parlamentar, a Prefeitura também pretende implantar outra usina, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande. Esta unidade teria como objetivo a realização de pesquisas em geração de energia alternativa.

O investimento para construção de uma usina de energia solar de um megawatt de potência tem capacidade para abastecer 1.500 residências. A energia captada durante o dia pode ser armazenada em baterias para utilização durante a noite. A mesma energia pode ser conectada à rede convencional, devendo ser compensada pela concessionária de energia hidrelétrica. 
Leia mais sobre: ×