Destaque | Janeide Costa


Tudo começou como uma brincadeira de criança. Primeiro com as bonecas, até chegar ao ponto de gazear aula para arrumar os cabelos das amigas. Janeide Costa - que atualmente é uma das maiores empresárias do ramo da beleza na Paraíba - conta que, desde pequena, sempre gostou de mexer com cabelos. O talento foi logo percebido por todos os que mantinham contato com aquela jovem da cidade de Esperança, no interior do Estado. O primeiro salão foi montado na garagem de casa, atendendo vizinhas e mulheres da família. Não demorou muito para Janeide passasse a atender caravanas de outras cidades.

O próximo passo foi alçar novos voos em Campina Grande, cidade pronta para oferecer um mercado mais amplo. Logo nos primeiros anos de trabalho, Janeide sabiamente se preocupou em se qualificar profissionalmente e melhorar a qualidade dos seus serviços. “Naquela época era muito complicado ser cabeleireira. Fui aprendendo em casa, depois resolvi me aperfeiçoar. Juntava dinheiro o ano inteiro para poder viajar a São Paulo e me especializar”, lembra.

Hoje ela já conta mais de 25 anos de uma carreira exemplar, que serve de referência para vários profissionais locais. A empresária comanda dois grandes salões: um em Campina Grande e outro na capital paraibana, João Pessoa. Ambos os empreendimentos - intitulados ‘Janeide Cabeleireiras' - contam com equipamentos de ponta e profissionais de primeira linha para deixar nossas mulheres ainda mais belas. Janeide recebeu os editores do Grande Campina para um bate papo descontraído sobre seu dia a dia.


Talvez a primeira impressão que se pode tirar de Janeide Costa é a de uma mulher convicta e segura. Com sorriso aberto e muito carisma, ela conquista facilmente quem está ao seu redor. É um bom exemplo de profissional que ama o que faz, se sente bem trabalhando. E o fato de lidar com a beleza das pessoas, segundo a própria Janeide, é um ponto a mais de motivação na rotina de trabalho. “Essa atividade é prazerosa porque você acaba vendo a satisfação no rosto da cliente. Quando uma mulher está com problema, a primeira coisa que ela faz é correr para um salão de beleza... É um local perfeito para curar o stress”.

Frequentemente ouvimos falar que um visual repaginado não muda apenas o exterior da pessoa, mas também promove uma elevação na auto-estima, no astral. Janeide concorda e reforça: “É emocionante ver uma pessoa transformada pelas suas mãos. Já tive a oportunidade de mudar completamente o visual de pessoas simples, que nunca tiveram condições de frequentar um salão de beleza. Uma mulher certa vez me contou que o marido desistiu do divórcio depois que ela passou a se cuidar mais. Tem gente que reza pra mim até hoje!”


Janeide revela que um dos destaques de seu trabalho são as mechas. “O pessoal diz que ficam perfeitas (risos)”. Mas os penteados também são responsáveis pela fidelidade de muitas clientes. Os salões ficam lotados em dias de casamentos, formaturas, grandes festas sociais. “O penteado é uma arte. Você tem que tá muito bem para fazer, depende muito de inspiração”. Os catálogos fotográficos espalhados pelos quatro cantos do salão comprovam que a técnica é realmente uma arte, com vários modelos e estilos - dos mais simples aos mais sofisticados.

A cabeleireira confessa que preparar uma noiva para o grande dia de sua vida não é uma tarefa fácil. “A responsabilidade é grande. Você não pode pecar”. E o talento foi passado para várias mulheres da família. Janeide conta - orgulhosa - que primas e sobrinhas também seguiram a profissão e hoje trabalham no ramo da beleza.




Texto: Ed Félix / Fotos: Ligia Coeli
Leia mais sobre: × × × × × ×