Com demonstração de caso de arritmia grave, FCM inaugura hospital simulado em Campina Grande


A comunidade acadêmica e a imprensa local prestigiaram a inauguração do Hospital Simulado da FCM, na tarde desta terça-feira (22), na Unidade do Itararé. Na oportunidade, foi simulado um caso de arritmia grave, em um ‘paciente’ idoso.

De acordo com o quadro simulado, o paciente (robô) foi admitido na emergência de um hospital de trauma. Após a triagem classificada de alto risco pelos profissionais de Enfermagem, ele foi encaminhado para a UTI, onde o quadro foi contornado com sucesso por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

Durante a inauguração, o coordenador do Hospital Simulado, médico André Teixeira, ressaltou que os robôs são de fundamental importância para o ensino médico. Além de professor da FCM, André é instrutor dos cursos de ressuscitação da Sociedade Americana de Cardiologia (EUA) e instrutor de atendimento ao trauma do Colégio Americano de Cirurgiões (EUA).


“Podemos dizer que o futuro começou. A FCM continua se destacando como instituição de vanguarda. Com esses equipamentos, os alunos aprenderão a tomar decisões, levando na formação a capacidade de lidar com situações de alto risco”, comentou.

Para o diretor da FCM, Dalton Gadelha, o momento é de comemoração. Durante seu discurso, Dalton ressaltou a importância da multidisciplinaridade no ensino e se mostrou bastante satisfeito com o investimento realizado.

“Estou muito feliz com o rumo que a FCM está tomando. Essa instituição nasceu com o objetivo de ser uma faculdade diferente, que oferecesse uma formação mais profissional e humanística. Esse equipamento é o que existe de mais moderno no ensino de saúde em todo o mundo. Para nós isso é motivo de muita alegria”, declarou Gadelha.


Dentre os equipamentos disponíveis no Hospital Simulado estão robôs de simulação, com monitorização hemodinâmica, além de UTI simulada de última geração. O investimento total do empreendimento foi de R$ 1,5 milhão.

Fonte: Ascom/Cesed. Fotos: Divulgação.
Leia mais sobre: × × × × × × ×