Com bom humor, exposição de charges em Campina alerta para temas relacionados a Aids


A partir do dia 28 de maio, e até 9 de junho, a exposição ‘Salão Internacional de Humor em DST/Aids’ estará em cartaz na sede da Facisa/FCM, em Campina Grande. Os quadros expostos são criados por cartunistas que venceram um concurso internacional, organizado pelo Departamento Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. Os desenhos e charges trazem mensagens bem humoradas, através de um humor crítico e socialmente engajado, discutindo temas do universo da Aids: direitos humanos, estigma e preconceito social, acesso à medicação, uso da camisinha, entre outros.

A exposição já esteve em diversos países, a exemplo de Suíça, Áustria, México e Estados Unidos, com destaque para a sede da Organização das Nações Unidas – ONU e da Organização Pan Americana da Saúde. Trinta pranchas estarão expostas nesta edição do Salão Internacional de Humor que chega a Campina Grande, sendo 16 criações de desenhistas brasileiros e outras 14 de cartunistas de países da Europa e da América Latina.

“Os cartunistas contribuem com sua arte para uma mobilização maior contra o pior vírus existente: a desinformação e o preconceito sobre a doença”, declarou o professor Ranulfo Cardoso, organizador da exposição, no âmbito da Facisa/FCM/Esac.

Dentro da programação do evento, nos dias 01 e 08 de junho, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da secretaria municipal de saúde, estará oferecendo testes de diagnóstico para HIV e sífilis, bem como imunização para hepatite. A coordenação municipal de DST/Aids de Campina Grande promoverá distribuição de preservativos durante todo o período da exposição, entre os funcionários, alunos, professores e demais colaboradores da instituição, além da comunidade em geral que prestigie o Salão de Humor.

Fonte: Ascom/Cesed.
Leia mais sobre: × × × × ×