Sociedade de Garantia de Crédito é instituída durante evento na Associação Comercial de CG


A Sociedade de Garantia de Crédito da Paraíba – SGC Garanti Paraíba, foi instituída na noite desta terça-feira, dia 17 de abril, em assembléia realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG). O evento reuniu um expressivo número de lideranças empresariais do estado, além de representantes do SEBRAE e do poder público estadual e municipal. O presidente da Garanti norte, com sede em Macaé/RJ, Francisco Navega mostrou a experiência da SGC do Rio de Janeiro, para quem “esse modelo de organização será a ferramenta empresarial do futuro”.

A Garanti Paraíba vai oferecer garantias complementares junto à rede bancária para financiamento da empresas de micro, pequeno e médio porte. A iniciativa vai facilitar o acesso dos empresários ao crédito. A organização contará com um Fundo Garantidor, que no primeiro ano será de cerca de R$ 2 milhões, resultado de aporte feito pelo SEBRAE Nacional. O fundo ainda será formado pela contribuição de instituições públicas e empresas associadas, conforme seu porte (micro, pequena ou média) e aportes arrecadados junto aos participantes da iniciativa e a grandes empresas da região. Na oportunidade, os presidentes da FIEP, Francisco Buega Gadelha; e da Câmara de Dirigentes Lojistas, Tito Motta, anunciaram investimentos iniciais de R$ 10 mil reais para integrar o fundo de risco.


Após a aprovação do Estatuto Social pela assembléia, o empresário Luiz Alberto Leite foi eleito para presidir a instituição ao lado do presidente da FIEP, Francisco Buega Gadelha, como vice. Em seu pronunciamento, Luiz Alberto afirmou: “Todo início de qualquer atividade gera uma certa prudência e, com certeza, estamos nos cercando de todos os cuidados para que o sistema seja utilizado de forma efetiva pelos empresários, e que obtenha o mesmo sucesso da nossa cooperativa de crédito”, ressaltou.

Estiveram presentes à assembléia: o Superintendente do Banco do Nordeste, Francisco Carlos Cavalcante; Secretário Executivo de Indústria e Comércio do Estado da Paraíba, Marcos Procópio; Gilson Lira, Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Campina Grande; o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE e da Federação da Agriculta da Paraíba, Mário Borba; o presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas da Paraíba, Antonio Gomes Lima; Raimundo Nunes Pereira, representando o Empreender JP; Alexandre Moura, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado da Paraíba; Ricardo Madruga, diretor financeiro do SEBRAE, João Alberto Miranda Leite, gerente da agência do SEBRAE em Campina Grande; Vicente Albuquerque, diretor da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e Márcia Thimóteo, gerente de serviços financeiros do SEBRAE Paraíba.


Texto: Asessoria ACCG / Fotos: Hiran Barbosa
Leia mais sobre: × × × ×