Saúde | ISEA passa a realizar 'teste do coraçãozinho' nos recém-nascidos, em CG


Campina Grande é uma das 13 cidades paraibanas a receber o pólo de realização do 'Teste do Coraçãozinho'. Além dos testes do Pezinho, Orelhinha e Olhinho, todas as crianças nascidas no ISEA (Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), passarão a realizar esse exame, que detecta precocemente cardiopatias complexas, entre elas a coarctação da aorta, uma das mais comuns.

O Teste do Coraçãozinho é indolor e não invasivo, realizado na mão direita e pé direito ou esquerdo do recém-nascido, 18 horas após o seu nascimento, quando ainda está na enfermaria da maternidade. Caso o valor verificado pelo oxímetro esteja abaixo de 95% ou haja diferença entre a mão e o pé, as enfermeiras que realizam o exame, comunicam imediatamente a alteração para uma das pediatras da equipe, que irá realizar o ecocardiograma no próprio leito, como um aparelho portátil, explica a pediatra Cândida Diniz. A realização do ecocardiograma no leito dos recém-nascidos é uma iniciativa pioneira em Campina Grande.

Em números - Em dez anos (de 2001 a 2011), as doenças de coração mataram 208 bebês paraibanos, no primeiro ano de vida. Desse total, 14 casos foram registrados em Campina Grande. O número de mortes anuais chegou a diminuir em 2009 (nove casos) e em 2010 (seis), após a implantação da Rede de Cardiologia do Estado. Mas, no ano passado, houve aumento de 233,3%, em relação ao ano anterior, quando 20 bebês morreram apresentando problemas cardíacos.
Leia mais sobre: × ×