Em setembro | Campina Grande contará com instituto para resgatar seu passado histórico


Com investimento de R$ 300 mil, o Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), que receberá a denominação de Casa de Elpídio de Almeida, será fundado no dia 1º de setembro. A iniciativa é para resgatar o passado histórico e preservar o presente na memória dos campinenses e de quem visita a cidade.

A administradora Maria Ida Steinmuller, que está a frente do projeto, ao lado do empresário Humberto Almeida e da professora doutora Juciene Apolinário, contou que pelo menos 3 mil volumes já estão catalogados, além de milhares de documentos e fotografias.

Cerca de 20 professores doutores, das áreas de geografia, história e arquelogia, das Universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba, já aderiram ao projeto, como sócios efetivos.“É preciso resgatar o passado, construir a memória do presente, de forma a produzir um vasto acervo, porque no futuro, todos poderão beber nesta fonte vasta de conhecimento e memória”, disse Ida Steinmuller.

Detalhes - O IHCG deverá funcionar nos armazéns que ocupam o sítio histórico da Estação Velha, no Centro de Campina Grande. Até o final de abril o projeto técnico do instituto deverá ser entregue ao Ministério da Cultura (MINC). O local contará com biblioteca, praça de documentação, arquivo, setor de exposição de objetos, área para consulentes.  Ida salientou que o IHCG será uma associação cultural, sem fins lucrativos, com acesso gratuito e com o objetivo também de promover a cultura

Com informações de Fernanda Moura // Jornal Correio da Paraíba 


Foto: Ilustração. Antigo prédio dos Correios e Telégrafos, inaugurado em 1933. O prédio foi demolido e encontrava-se edificado em frente a antiga Praça Índios Cariris, onde hoje está a Praça da Bandeira. Retirado do blog Retalhos Históricos de Campina Grande.
Leia mais sobre: × ×