Game ‘Xilo’, desenvolvido em Campina Grande, ganha destaque na imprensa nacional


As revistas ‘Veja’ e ‘Exame’, ambas publicadas nacionalmente pela editora Abril, destacaram em suas recentes edições o jogo ‘Xilo’, desenvolvido por alunos do curso de Jogos Digitais da Facisa, em Campina Grande. As publicações ressaltaram a valorização da cultura local proposta pelo game.

O jogo ‘Xilo’ é uma homenagem a cultura e folclore do Nordeste brasileiro, inspirado na xilografia, literatura de cordel e no baião. Com história e direção de arte do professor Rodrigo Motta e desenvolvimento dos alunos Diego Galiza, José Trigueiro e André Torres, conta a divertida e emocionante historia do sertanejo Biliu, que para salvar sua família de uma grave doença precisa recolher partes das xilogravuras sagradas, enfrentando desafios e lendas brasileiras, como a Mula-sem-cabeça, o Curupira, Boitatá, entre outras. Trata-se de um jogo de ação 2D, que se destaca pela sua estética, inspirada em xilogravuras, assim como o uso de rimas de cordel para contar a história, tudo embalado pela trilha sonora da banda Cabruêra.

Na matéria da revista ‘Veja’, publicada também na seção 'Vida Digital' da versão online, 'Xilo' foi enaltecido como jogo independente, enquanto o texto da ‘Exame’ classifica o game como "ousado, repleto de referências e ligado à arte".


Confira um trecho da matéria publicada na revista 'Veja':
“No Brasil, essa ebulição criativa na área de desenvolvimento de jogos também é notável. De norte ao sul do país, programadores e designers se reúnem para criar títulos capazes de levar para o exterior um pouco da cultura local, sempre alheia ao mercado global de entretenimento eletrônico. No último Simpósio Brasileiro de Games (SBGames), realizado em novembro de 2011, o grande destaque foi Xilo, um jogo produzido por uma equipe da Paraíba e inspirado na xilografia, na literatura de cordel e no baião” (mais aqui).

Confira um trecho da matéria publicada na revista 'Exame':
“Xilo é um jogo brasileiro ainda em desenvolvimento. Ele está sendo produzido por uma equipe de Campina Grande, na Paraíba, e deve ser lançado durante as festas de São João, em junho. O game foi inspirado na xilogravura, uma técnica artística muito comum no Nordeste. Também traz elementos de literatura de cordel e trilha sonora composta pela banda Cabruêra, conhecida na região por misturar música eletrônica e baião. A trama acontece em torno de Biliu - homenagem ao músico Biliu de Campina, forrozeiro popular na Paraíba -, que ao chegar em casa percebe que sua família está doente. Ele descobre, então, que precisa resgatar pedaços de xilogravura para fazer com que todo mundo seja curado. Na ocasião de seu lançamento, o jogo chegará ao mercado nas versões para computador (PC e Mac), iOS (iPhone e iPad) e Xbox Live. Segundo Rodrigo Motta, integrante da equipe que conta com 11 pessoas, o game é como um sonho que está se tornando realidade. "Crescemos com a literatura de cordel e com o baião. Sempre pensamos em registrar essas histórias e personagens de alguma forma. O jogo foi produzido para isso", diz. Xilo foi um dos vencedores do SBGames 2011, simpósio anual que avalia projetos na área de desenvolvimento e organiza workshops e palestras para a comunidade de jogadores no Brasil” (mais aqui).

Veja também o vídeo de apresentação do jogo 'Xilo':

Leia mais sobre: × × × × ×