Show do elogiado grupo instrumental Bixiga 70 promete ser um dos melhores de 2012 em Campina


A big band Bixiga 70, aclamada pela crítica nacional, reúne dez integrantes de diferentes formações e apresenta composições instrumentais autorais com elementos das músicas brasileira, latina e africana em temas dançantes e inspirados. A boa notícia para os campinenses é que o grupo está na programação musical do 21º Encontro da Nova Consciência e se apresentará na praça do viaduto, próximo ao Sesc-Centro, no dia 21 de fevereiro.

O disco homônimo lançado pela banda no ano passado foi apontado pelo Embrulhador como um dos 100 melhores álbuns nacionais em 2011 (confira a lista completa aqui).


A versatilidade do Bixiga70 conta com riffs suingados da guitarra de Cris Scabello, que há mais de uma década se dedica ao dub; teclados psicodélicos de Maurício Fleury, que pesquisa sonoridades latinas e explora o território eletrônico; ritmos africanos da bateria de Décio 7, além do improviso do quarteto de metais, imerso no universo do jazz e do funk. Além de constituírem o núcleo do projeto, Décio, Scabello e Fleury dividem a produção do disco com Rice. Completam o time, Marcelo Dworecki (baixo), Rômulo Nardes (percussão), Gustávo Cék (percussão), Cuca Ferreira (sax barítono e flautim), Daniel Nogueira (sax tenor), Douglas Antunes (trombone) e Daniel Gralha (trompete).

O projeto nasceu da junção de dez músicos conhecidos da cena paulistana que têm em comum trabalhos desenvolvidos no estúdio Traquitana, localizado no número 70 da Rua Treze de Maio, no coração boêmio do centro de São Paulo. Os integrantes do Bixiga70 colaboram com diversas bandas e artistas como Junio Barreto, Rockers Control, Anelis Assumpção, Projeto Coisa Fina, ProjetoNave, Gafieira Nacional, Pipo Pegoraro, Leo Cavalcanti e Otis Trio.

Com apenas um ano de estrada e com toda a bagagem trazida por esses dez músicos, o Bixiga70 foi considerado um dos melhores shows de 2010 pela mídia especializada. Agora é aguardar para conferir esta performance de perto em Campina Grande!

Foto: PABLO SABORIDO

Veja e ouça 'Grito de Paz' e 'Tema di Malaika', duas músicas que fazem parte do primeiro disco do grupo Bixiga 70:



Leia mais sobre: × × ×