Literatura | Núcleo literário ‘Blecaute’ realiza evento sobre ficção científica em Campina Grande


O III Encontro de Literatura Contemporânea será realizado no próximo dia 18 de fevereiro. Com o tema ‘Saudades do futuro: a ficção científica no Brasil e no Mundo’, o evento acontece no Centro de Educação (CEDUC II) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento é gratuito, e não necessita de inscrição prévia.

Composta por palestras, bate-papos literários, lançamentos e sorteios de livros, o III Encontro de Literatura Contemporânea, contará com nomes importantes da literatura brasileira atual. Destaque para os ficcionistas e antologistas Bráulio Tavares (natural de Campina Grande e reconhecido como um dos principais autores de ficção científica no país) e Rinaldo de Fernandes. O núcleo Literário é formado pelos escritores Bruno Gaudêncio, Flaw Mendes, Jãn Macêdo e João Matias de Oliveira, editores da Revista Blecaute.

Ao final do evento, um sarau literário será promovido pelo Núcleo Literário Caixa Baixa, no Vitrola Bar, localizado no centro de Campina Grande. A programação conta com a presença dos vários membros da entidade, que foi fundada em janeiro de 2011 em João Pessoa.

Lançamentos – No intervalo entre as atividades, haverá uma série de lançamentos de livros de escritores paraibanos: Balelas, de Wander Shirukaya, Despoemas, de Roberto Menezes, O Irresistível Charme da Insanidade, de Ricardo Kelmer, Assinatura, de Valberto Cardoso, além do relançamento do O Professor de Piano e O Perfume de Roberta, de Rinaldo de Fernandes. Para mais informações: (83) 88.44.9131  ou através do e-mail: revistablecaute@gmail.com

Programação completa do evento:

Sábado, Dia 18/02/2012, no CEDUC II (Centro de Educação da UEPB), em Campina Grande, Paraíba.

09h00 – Palestra de Abertura: “A edição e tradução de Ficção Científica no Brasil” – com o escritor Bráulio Tavares (PB) – Mediação: Bruno Gaudêncio.

10h30 – Bate-papo I- “Ficção científica: um gênero político?” – com o crítico literário Germano Silva (PE) e o filósofo Eustáquio Silva (PE) – Mediação: Janailson Macêdo

14h00 – Bate-papo II – “Verdades científicas em ficções imaginadas” - com o escritor e físico Roberto Menezes (PB) e o cientista Tiago Massoni (PB) - Mediação: João Matias de Oliveira.

15h15 – Lançamento dos livros: Balelas, de Wander Shirukaya (Contos, Mutuus) e Despoemas, de Roberto Menezes (Contos, Atalho)

15h30 – Bate-papo III – “Realismo fantástico, RPG e a escrita de ficção científica” - com os escritores André de Sena (PE), Wander Shirukaya (PB) e Ricardo Kelmer (SP) - Mediação: Bruno Ribeiro.

16h45 – Lançamento dos livros: O Irresistível Charme da Insanidade, de Ricardo Kelmer (Romance - Editora Arte Paubrasil), Assinatura, de Valberto Cardoso (Poesia, editora idéia),

17h00 – Palestra de Encerramento – "Narrativas de realismo fantástico, de ficção científica e de teor místico/macabro no conto brasileiro recente" – com o escritor e crítico literário Rinaldo de Fernandes (PB) – Mediação: Flaw Mendes

18h15 – Relançamento dos livros: O Professor de Piano (Contos, 7letras) e O Perfume de Roberta (Contos, Garamund), de Rinaldo de Fernandes.

18h30 – Sorteio de livros e lançamento de Poluição Mental, E-book de Bruno R. R. Santos

19h00 - Sarau do Caixa Baixa (Vitrola Bar)
Leia mais sobre: × × ×