Laboratório de ponta | Petrobrás investe R$ 4,5 milhões em pesquisas feitas em CG


A Petrobrás, uma das empresas líderes mundiais em energia, investiu nos últimos dois anos cerca de R$ 4,5 milhões em laboratórios de pesquisa na Universidade Federal de Campina Grande. Um dos principais focos da empresa é a área tecnológica do campus de Campina, mais especificamente o Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Controle (Liec), do curso de Engenharia Elétrica.

De acordo com o pesquisador e diretor do laboratório, Péricles Rezende Barros, as instalações contam com equipamentos de ponta. “Esse laboratório é um dos mais bem aparelhados do país”, declarou. No local são realizados estudos e pesquisas que vão desde a utilização de sistemas para aplicação em subestações de energia até o uso do método inovador de ultrassom, que está em fase de desenvolvimento: através dele, os técnicos conseguirão identificar incrustações em dutos por onde passam o petróleo, sem precisar realizar a quebra para fazer os reparos.

Os equipamentos ainda estão em fase de protótipo e as pesquisas estão sendo desenvolvidas há três anos. “Temos uma pesquisa em andamento que objetiva medir as taxas de encrostamento em dutos utilizando ultrassom. Isso faz com que os dutos não sejam quebrados, reduzindo os custos e agilizando o processo”, disse Péricles.
Leia mais sobre: × ×