Mais qualidade | Serviço de Inspeção Municipal entra em vigor neste sábado em Campina Grande



O  Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi lançado durante uma solenidade, realizada nesta sexta-feira, que contou com a presença do prefeito Veneziano Vital do Rego, e da secretária de saúde do município, Tatiana Medeiros. A partir deste sábado, 14, a carne bovina comercializada nas feiras livres e estabelecimentos comerciais de Campina Grande só poderá ser vendida com o carimbo do SIM.

Os inspetores da Vigilância Sanitária fazem um alerta aos comerciantes: os produtos que não possuírem o selo serão apreendidos e os estabelecimentos serão multados. O único matadouro autorizado a realizar o abate dos animais, localizado no bairro do Itararé, recebeu um investimento de R$ 2,5 milhões e funcionará em parceria com a iniciativa pública.

Dois médicos veterinários fiscalizarão a carne do abatedouro ‘Vera Cruz’, que conta com 25 funcionários. Com esta medida, as carnes bovinas vindas de outras cidades não poderão ser comercializadas nas feiras livres de Campina Grande.

O SIM -  Foi instituído pelo decreto municipal nº. 3.301 de 13 de novembro de 2007 e sancionado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo, sendo vinculado à Secretaria de Agricultura do município. O selo tem como objetivo controlar a qualidade dos produtos de origem animal, dos animais destinados ao corte, seus produtos, subprodutos e matérias primas como carnes, queijo, ovos, mel e leite, monitorando e inspecionando a sanidade dos animais para o abate, o local e a higiene do processamento dos produtos a serem comercializados. O SIM será realizado em estabelecimentos que recebem, manipulam, industrializam carne e derivados.

Foto: Chico Martins

Leia mais sobre: × × ×