Instalada em Campina Grande, Leticce (do cantor Amazan) é a única fábrica de sanfona do Nordeste


Pouca gente sabe mas a Leticce, fábrica instalada em Campina Grande, é a primeira e única empresa da região, e a primeira no Brasil, a fabricar sanfonas com ressonância. De acordo com o músico e proprietário, Amazan, são produzidas uma média de 100 unidades por ano. As sanfonas podem custar até R$ 16 mil. “Vendemos para o Brasil inteiro, para o Sul Sudeste e Norte, mas o foco principal é o Nordeste”, disse Amazan.

A fábrica produz quatro modelos de acordeons, entre eles o tradicional fole de oito baixos com quarta de voz, que também é o primeiro confeccionado no Brasil com essas características. Como concorrente, conta apenas com uma filial de marca italiana instalada em São Paulo. Contudo, as atenções se voltam à Campina, porque a cidade é destaque nacional na divulgação do ritmo forró. “Por isso, aqui é o melhor local para se colocar uma fábrica de acordeons. O forró na Paraíba é respeitadíssimo e as sanfonas estão atingindo a mesma repercussão”, explica Amazan.

As sanfonas que também são revendidas para as outras regiões do país, levam até três meses para ficarem prontas, e é no período que antecede os festejos juninos que as vendas aumentam.

Sobre a Leticce
A empresa fica localizada na Alça Sudoeste, em Campina Grande, foi criada em outubro de 2003 pelo cantor e sanfoneiro Amazan.  A marca, que recebeu o nome da mãe do cantor, é destaque nacionalmente. É de lá que saem os acordeons ostentados pelos principais artistas nordestinos. Sirano & Sirino, Genival Lacerda e Alcymar Monteiro são apenas os nomes que encabeçam a lista dos artistas que carregam o instrumento quase como uma extensão do próprio corpo.
Leia mais sobre: ×