Arcebispo do Rio de Janeiro estará em Campina para participar da 15ª edição do Crescer


O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, será um dos participantes da 15ª edição do Crescer – O Encontro da Família Católica, o maior encontro católico da Paraíba, que será realizado neste ano entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Clube Campestre, em Campina Grande. O arcebispo, que também é presidente da JMJ (Jornada Mundial da Juventude) 2013, que vai reunir jovens do mundo inteiro, participa do encontro pela primeira vez, quando fará uma pregação e celebrará a Santa Missa de encerramento da segunda-feira, 20, segundo dia do encontro.

Em um texto sobre a Sagrada Família de Nazaré, publicado no dia 29 de dezembro de 2011 no site da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani disse que deseja que a família de Jesus, Maria e José, imagem modelo de toda família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré. Citando o papa Bento XVI, em sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2012, o arcebispo disse que “vivemos num mundo em que a família e até a própria vida se veem constantemente ameaçadas e, não raro, destroçadas”.

Em síntese, prosseguiu o arcebispo em seu texto, a Família Sagrada de Nazaré é o grande modelo de amor, obediência, harmonia e virtude que deve ser seguido por todos os componentes de todas as famílias que povoam o mundo criado por Deus. “A família é a célula da sociedade” e, justamente por isso, a mesma precisa estar bem alicerçada nos valores que dão sentido à família como comunidade de vida no amor dado pelo próprio Deus, prosseguiu o arcebispo do Rio de Janeiro.

Dom Orani nasceu em São José do Rio Pardo, em São Paulo, em 23 de junho de 1950. Foi o terceiro bispo de São José do Rio Preto e nono arcebispo de Belém do Pará. Em 27 de fevereiro de 2009, foi nomeado pelo papa Bento XVI arcebispo do Rio de Janeiro e sua posse aconteceu no dia 19 de abril de 2009, na Catedral de São Sebastião. Dom Orani recebeu o pálio das mãos do papa no dia 29 de junho de 2009.

Outros participantes
Além de Dom Orani, participam do 15º Crescer o administrador diocesano de Campina Grande e arcebispo eleito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o arcebispo de João Pessoa, Dom Aldo Pagotto; Onazir Conceição, coordenador nacional do Ministério da Libertação da RCC (Renovação Carismática Católica) do Brasil; Ziad Esper, do Conselho Estadual da RCC de Goiás e Jorge Gomes de Azevedo, fundador da Comunidade Católica Kayrós; Derci Pereira, fundador da Comunidade Jesus Redentor; o coordenador geral do encontro e fundador da comunidade, Antonio Lucena, e o vice-moderador e o diretor geral do Crescer, Gustavo Lucena.
Leia mais sobre: × ×