Parlamentar propõe realização de campanhas para incentivar a doação de órgãos e tecidos na Paraíba


A deputada Daniella Ribeiro, líder do PP, apresentou requerimento na Assembleia Legislativa da Paraíba propondo que o Poder Legislativo solicite ao Governo do Estado, às prefeituras, a outras instituições e aos órgãos de comunicação para que promovam campanhas com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da doação de órgãos e tecidos.

O número de pessoas que precisa realizar transplante de órgãos para não morrer aumentou de 60 mil no ano passado para 70 mil neste ano. O índice de doações de órgãos no Brasil está em queda. Em 2004, era de 7,3 doadores por milhão de pessoas e, no primeiro semestre deste ano, foi de 5,4 doadores por milhão. O número está abaixo do registrado nos Estados Unidos, que é de 23 doadores por milhão, e na Europa, que possui uma média de 20 doadores por milhão. Um dos motivos para a baixa de doações é que cerca de 30% das famílias que tiveram seus parentes com morte encefálica recusaram a doação de órgãos.

A doação de órgãos no Brasil é regulamentada por lei desde 1997. Para se tornar um doador, é necessário conversar com a família e deixar claro esse desejo. Não é preciso deixar nada por escrito, apenas os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Essa doação de órgãos só é feita após a constatação de morte encefálica e se uma ou mais partes do corpo (órgãos ou tecidos) estiverem em condições de serem aproveitadas para transplantes.
Leia mais sobre: × × ×