Tecnologia | Dedo robótico desenvolvido na UFCG é alternativa para substituir próteses convencionais



Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) resultou na criação do ‘dedo robótico’. A tecnologia poderá substituir os modelos atuais de próteses utilizadas por pessoas que sofreram algum tipo de amputação. O protótipo do projeto, feito com ‘ligas metálicas’, um material mais leve e sofisticado, foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 23, na UFCG. 

Os estudos foram realizados por André Fellipe Cavalcante, aluno do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, em parceria com dois professores orientadores. A previsão é de que nos próximos anos o pesquisador construa uma mão artificial completa. O pesquisador explica que o novo modelo de prótese inova por ser mais leve. “Os modelos atuais de próteses funcionam com métodos convencionais, com um pequeno motor para fazer os movimentos de abertura e fechamento dos dedos, e isso gera um peso. O objetivo foi desenvolver uma prótese onde serão utilizados fios no lugar de um motor”, explicou. 

Saiba como a pesquisa foi financiada – O trabalho de André Fellipe Cavalcante foi financiado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Estruturas Inteligentes em Engenharia (INCT-EIE) e realizado no Laboratório Multidisciplinar de Materiais e Estruturas Ativas (LaMMEA) da UFCG, no campus de Campina Grande. Segundo um dos professores orientadores da pesquisa, o material utilizado nesta nova prótese é considerado tecnologia de ponta. “As ligas metálicas com memória de forma são um das mais avançadas tecnologias da atualidade. Elas são capazes de retornar à sua forma original depois de terem sido deformadas, seja por aplicação de calor ou superelasticidade”, disse Carlos Araújo.