Teatro | Vida do revolucionário Carlos Marighella é levada para o palco do Sesc Campina Grande


Mariguella Vive! Há um ano era muito comum ler essa frase, acompanhada de uma pintura do rosto do Carlos Mariguella, grafitada nas ruas de Campina Grande. No último dia de apresentações da 3ª edição do Festival Atos de Teatro Universitário, ‘Marighella reviverá’ nos palcos, com a apresentação de “Carlos Marighella e o Chamado de Cangoma”, encenado pelo Vermelho Núcleo Cênico. A noite de espetáculos terá início às 19 horas deste sábado, dia 3 de dezembro.

O texto do espetáculo que retrata não apenas a vida de Marighella, mas, principalmente, o alcance das atitudes do revolucionário que lutou pela libertação dos trabalhadores, a sua sensibilidade artística, a ligação com as crianças, a forte ligação com o carnaval, o futebol e seu amor e a dedicação a sua companheira Clara Charf. Escrito pela professora do Departamento de Arte e Mídia da UFCG, Eliane Lisboa, tem a direção de Pépe Sedrez, com atuação de Lourival Andrade, que além de ator é historiador.

O nome “Carlos Marighella e o Chamado de Cangoma” é inspirado em um canto escravo que atribui a notícia da liberdade ao tambor maior, também chamado de “cangoma”. “Cangoma” foi gravado por Clementina de Jesus, nascida entre jongueiros, em Valença (RJ) e depois pelo Grupo Mawaca.

Para a realização da montagem, o Vermelho Núcleo Cênico entrevistou vários integrantes da ALN (Ação Libertadora Nacional), visitou as antigas sedes do DOP’s (SP) e do Presídio da Ilha Grande (RJ), locais em que Marighella ficou preso, e a Alameda Casa Branca (SP), onde foi brutalmente assassinado pelas forças repressivas da Ditadura Militar.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a vida desse homem, que teve um papel fundamental na vida pública do Brasil não pode deixar de assistir esse espetáculo.

O Festival Atos de Teatro Universitário acontece de 30 de novembro a 03 de dezembro no Cine Teatro do Sesc Centro, e é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do SESC Paraíba.
Leia mais sobre: × ×