Religião | Campina Grande possui sede de único seminário Hare Krishna do país


Pouca gente sabe, mas há 11 anos funciona em Campina Grande uma das sedes do único Seminário Hare Krishna de Filosofia e Teologia do Brasil. O outro centro fica no município de Pindamonhagaba, em São Paulo. De acordo com o diretor da sede campinense, Hermano Trineto, cujo nome Hare Krishna é Hari Bhakta Das, o seminário atua como uma escola de formação monástica que pode receber homens, mulheres e até mesmo casais já inseridos na filosofia Hare Krishna. “Existe a opção de permanecer como monge ou de constituir família e seguir a doutrina, mas sem o compromisso monástico”, diz.

No mesmo local funciona o condomínio Nainisharanya, que abriga cerca de 10 famílias, totalizando uma média de 50 pessoas que adotaram os preceitos da filosofia Hare Krishna. Lá, as famílias preservam os quatro princípios da doutrina (veracidade, limpeza, austeridade e misericórdia) e mantém uma dieta lactovegetariana, ou seja, sem carne nenhuma nas refeições.

O grupo Hare Krishna de Campina Grande mantém alguns projetos sociais, como o Programa Campina Durma sem Fome, que há sete anos, distribui por dia, 100 litros de sopa, a partir das 17h na Praça da Bandeira e em outros locais estratégicos.

Visite:
Recentemente o grupo montou um restaurante com a comida tradicional da doutrina Hare Krishna. O local funciona aos domingos e é aberto a toda a população. O seminário fica na Rua Abdias Campos, 122, no bairro novo Bodocongó.

*Com informações de Fernanda Moura | Jornal Correio da Paraíba
Leia mais sobre: × ×