Lançamento | A literatura sombria e fantástica de ‘A Loucura de Jara’, novo livro de Nathan Cirino


Ponto para a literatura de Campina Grande. O jovem Nathan Cirino está prestes a lançar seu segundo livro, intitulado ‘A Loucura de Jara’, pela editora Multifoco, do Rio de Janeiro. Nathan é professor do curso de Arte e Mídia, na UFCG, mestrando pela UFPE em Comunicação Social e foca seus estudos em roteiro de cinema e mídias digitais. E quando se trata de escrever ficção, a criatividade é um de seus pontos fortes. “A narrativa é meu trabalho e minha paixão desde que comecei a escrever meus contos, com 13 anos de idade”, conta.

O primeiro livro com assinatura de Cirino, chamado ‘Memórias da Cama de Cedro’, foi publicado em 2003 pela editora Nativa, de São Paulo. Nesta nova obra, o personagem principal é Jara, um menino que tem visões do futuro, mas é desacreditado por ser considerado louco pela família e pessoas de seu convívio. O próprio autor explica melhor como a história se desenrola:

“‘A Loucura de Jara’ se passa no início do século XX e acontece numa fazenda e numa vila de pescadores. A loucura de Jara é um pouco sombria, mas também fantástica... Minha intenção era criar um universo onde os sentimentos de um adolescente pudessem ser materializados, seja através de um pássaro que fala ou em criaturas que vivem na mata. Acredito que o livro tenha muitos adeptos nessa geração que preza tanto pela fantasia, sem deixar de lado, no entanto, dramas profundos e relações muito complexas entre os personagens”.


Parece interessante, não é mesmo? A expectativa aumenta depois desse trecho do livro:

‎"A noite foi de mar bravio. Mar este que lançou à terra molhada, nos primeiros raios de Sol, o corpo de Jandira. Morrera Deus sabe como... Apenas morreu. Como a árvore que me derrubou. Justamente a árvore que não falava, disse-me tanto, e fez-me ser conhecido na fazenda. Eu era o menino louco, cujas doidices podiam ser reais. Eu era aquele que sonhava acordado, cujas visões, a qualquer momento, podiam se tornar matéria."

Marque na agenda
‘A Loucura de Jara’, de Nathan Cirino, será lançado no dia 12 de dezembro, às 19 horas, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG. Os exemplares estarão à venda durante o evento. Não deixe de prestigiar!
Leia mais sobre: × × × × ×