Equipamento pioneiro no Nordeste é adquirido pelo curso de medicina da FCM, em Campina Grande


O Cesed (Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento), que mantém a Facisa, a FCM e a Esac em Campina Grande, acaba de fazer um alto investimento para o curso de medicina. A instituição instalou a primeira UTI Simulada do Nordeste em seu laboratório de habilidades. Os equipamentos também estão disponíveis em dois dos mais importantes hospitais do país: o Sírio Libanês e o Albert Einstein, ambos em São Paulo.

Segundo o médico Diego Gadelha, vice diretor da FCM, os quatro simuladores da UTI têm tamanho, cor, textura e resistência do corpo de um paciente. Com os modelos de borracha é possível simular vários tipos de patologias para que os alunos possam desenvolver suas habilidades. “Os simuladores apresentam reações semelhantes às do organismo. Corre sangue em suas veias, podemos auscultar pulmão e coração, respiração, fala, produz secreções, arritmias, dentre outros procedimentos. É o maior grau de realidade num protótipo de simulação”, destaca.

Diego acrescentou que há uma cultura de ensino e trabalho com esses simuladores nos Estados Unidos, alegando ser um diferencial para o ensino de qualquer instituição. Numa visita a centros universitários norte americanos, oportunidade em que conheceu a dinâmica e a importância do simulador para o ensino de medicina, surgiu a ideia de trazer os equipamentos para Campina Grande. “É a oportunidade que o aluno tem de aliar a teoria à prática, sem temer erros, estando de frente para a realidade, contribuindo assim, para o aprimoramento da atividade profissional”, frisou.

Para o vice coordenador do curso de medicina da FCM, Ranulfo Cardoso, a aquisição dos equipamentos representa um avanço significativo. “É uma inovação pedagógica. Os alunos terão a oportunidade de simular situações com condições reais”, comenta.

Funções do simulador
Desenvolvendo funções vitais do ser humano, o equipamento adquirido pela FCG-CG é um simulador de pacientes SimMan 3G, capaz de medir a qualidade da Ressucitação cardio-pulmonar, fornecendo retorno em tempo real no índice de compressão, profundidade, liberação e tempo sem intervenção bem como gerando pulso palpáveis, formas de onda de pressão sanguínea e artefatos de ECG. Além disso, o aparelho produz graus de ataques e convulsões, que vai desde um efeito minoritário até uma convulsão completa através do modo de instrutor.

Os modelos de ferimentos podem ser conectados ao reservatório interno de sangue que irá sangrar de vasos arteriais e venosos. Conectado ao modelo fisiológico do simulador, o SimMan 3G irá reagir de modo adequado conforme o tratamento. Outra atividade é o sinal dos olhos, que inclui respostas das pupilas à luz, piscadas em ritmos lento, normal e rápido, piscar e abrir, e reações parcialmente abertas e fechadas.
Ele permite ainda que os estudantes realizem uma punção pleural por agulha e inserir um dreno no tórax em ambos os lados, além do acesso vascular padrão no braço direito, o novo acesso intra-ósseo por meio da tíbia e esterno, permitindo exatidão no procedimento.

Da redação com informações da Ascom/Cesed.
Leia mais sobre: × × × ×