Economia | Comércio de Campina pode registrar quedas de até 60% durante período de veraneio


O comércio de Campina Grande registrará uma queda de até 60% nas vendas, quando comparado com o movimento do mês de dezembro. De acordo com o dirigente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Tito Motta, esse é um dos impactos causados pela saída dos campinenses, que optam pelo veraneio na Capital. “Após o natal, há uma tendência que as pessoas passem réveillon na praia, então o retorno acontece geralmente em fevereiro, deixado essa lacuna na economia local”, disse.

Uma das saídas apontadas pela CDL é que os lojistas optem por campanhas promocionais para estimular a venda de produtos utilizados no período de verão. “Para tentar reduzir esse impacto, fazemos uma campanha estimulando o campinense para que antes de viajar, eles comprem os produtos em Campina Grande, especialmente produtos como biquíni, alimentos”, diz Tito.

Segundo Tito Motta, os setores de vestuário e calçados registram as maiores quedas. “Em janeiro, no setor de vestuário, temos quedas equivalentes a 60% se comparado às compras de dezembro, e no setor de calçado, pode chegar a 80%, quando comparado ao período do natal e ano novo”, relatou.

Novembro apresentou crescimento
O comércio varejista de Campina Grande apresentou um crescimento de 8,06% durante o mês de novembro, quando comparado com o mesmo período do ano passado. O setor que mais se destacou foi o de alimentação com um índice de 12,8%. Já o de vestuário teve o segundo melhor desempenho, com 9,3%, e em seguida, móveis e eletrodomésticos, com 9%. Os dados fazem parte do Indicador de Atividade Econômico de Campina Grande (Idec), apresentados ontem, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Foto: Chico Martins
Leia mais sobre: ×