Teatro | Quatro espetáculos dão início ao Festival Atos, no Sesc de Campina Grande


Tem início nesta quarta-feira, dia 30 de dezembro, às 19h, no Teatro do Sesc Centro, a 3ª Edição do Festival Atos de Teatro Universitário. Nesta primeira noite do evento se apresentam os espetáculos: ‘Blá, Blá’, ‘Na loja de Chapéus’ e ‘Ato sem história’, os três de Campina Grande, e o espetáculo ‘Com só Ante’ da cidade de João Pessoa. O Festival tem entrada gratuita.


'Blá, Blá'
A primeira apresentação da noite, é um espetáculo escrito e dirigido por Danuska Freitas, graduanda em Arte e Mídia pela UFCG, sendo resultado do seu trabalho de conclusão de curso. A trama conta a história de dois internautas que conversam entre si através de um programa de bate papo, o “Blá, Blá”, enquanto o público acompanha a conversação instantaneamente através de uma projeção posta no palco, atrás dos personagens. A peça é interpretada pelos atores Erik Brito e Júlia Costa.

'Na Loja de Chapéus’
Dando seguimento as apresentações da noite, temos a esquete ‘Na Loja de Chapéus’, dirigida por Abdias de Sá Fo., Wdilson Campos e Silvio A. de Sá, que foram alunos da disciplina de Direção I, do curso de Arte e Mídia no ano de 2010. O texto escrito por Karl Valentin, conta a história do encontro entre uma vendedora e seu cliente onde o diálogo transita do trivial ao absurdo, sem perder a naturalidade, e por isso mesmo nos surpreendendo. A interpretação é feita pelos atores Juliana Lins Ferreira e Raphael Rio.

‘Com Só Ante’
A terceira apresentação da noite é novo espetáculo do Grupo Teatral Sala Verde, formado por alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Teatro. ‘Com Só Ante’, é um espetáculo que acontece no universo psicológico de Alfredo, um personagem que se divide em dois, mostrando duas realidades de uma mesma mente. A montagem se utiliza de elementos do Teatro do Absurdo, e sugere uma reflexão sobre as relações que o ser humano estabelece entre o real e o irreal, a razão e a emoção, onde o simples se torna complexo e o delicado se torna grotesco.


‘Ato Sem História’
Fechando a primeira noite de apresentações, a esquete ‘Ato sem história’ se apresenta no Festival Atos. Com direção dos alunos Anderson Marcos, Arôdo Filho e Mariana Fechine, o espetáculo é interpretado pelos atores Klériston Vital, Johnnison Silva, Lúcio Flávio e Raphaely Albuquerque. O texto foi escrito por Luís Alberto de Abreu e é formado por fragmentos de histórias, perpassados por memórias e inocência.

O Festival Atos de Teatro Universitário é uma realização da Universidade Federal de Campina Grande e do Sesc Paraíba. O evento acontece de 30 de novembro a 03 de dezembro, no Teatro do Sesc Centro em Campina Grande. A programação completa do festival pode ser acessada na página do evento http://festivalatos.blogspot.com.

Sobre o Atos
O festival Atos de Teatro Universitário é uma iniciativa realizada por estudantes, funcionários e professores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG), que está na sua terceira edição, sendo as anteriores ocorrido nos anos de 2008 e 2009. O Atos visa reunir produções teatrais ligadas a universidades brasileiras ou a estudantes universitários, com o objetivo de possibilitar uma integração entre essas experiências.

O evento possui um caráter artístico e social importante, perante a realidade artística da cidade de Campina Grande atualmente, oferecendo aos cidadãos uma opção cultural de qualidade, e aos estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções teatrais.

Texto: Da Redação com Assessoria Sesc | Fotos: Divulgação
Leia mais sobre: × × × ×